Bom para quem tem pets: testamos aspirador robô com controle da Kärcher
Moro com dois gatos em um apartamento de 68 m² e se eu não manter uma rotina de limpeza, minha casa fica coberta por pelos. Para limpar o chão, decidi testar o aspirador robô RCV 1, da Kärcher, que foi lançado no Brasil em meados de junho.
Ele é o modelo mais básico da linha, que conta com o RCV 2, RCV 3 e RCV 5. O RCV 1 aspira e passa pano, tem três modos de limpeza e ainda vem com controle remoto. A seguir conto como foi minha experiência testando esse aspirador robô.
O que eu gostei
Três modos de limpeza. Você pode alternar entre os modos de limpeza para cobrir toda a área da casa. São eles:
- "canto": o aparelho vai contornando toda a área e aspirando a sujeira; prefiro começar a limpeza por essa função.
- "foco": aspirador opera em formato de espiral para limpeza de sujeira concentrada; mais indicada para o meio dos cômodos ou onde há menos móveis e obstáculos.
- "auto": operação do aparelho vai alternar entre movimentos em zigue-zague, limpeza dos cantos e aleatório; indico usá-la para finalizar a limpeza, depois de já ter utilizado as duas anteriores.
Passa pano. O RCV 1 vem com um paninho que pode ser fixado na parte de baixo para passar pano na casa. É um pano pequeno que só vai tirar a sujeira mais leve e superficial do piso se estiver úmido e com produto de limpeza (passar a seco quase não fez diferença). Apesar disso, ajuda a manter a casa mais "apresentável".
Boa sucção. O aspirador conseguiu sugar bem pelos, cabelos, poeira, grãos de arroz e pedrinhas da areia sanitária dos gatos.
Entra embaixo de armários. A altura dele é 7,5 cm, suficiente para entrar e limpar embaixo de armários onde é mais difícil alcançar com a vassoura ou aspirador vertical..
Controle remoto. É possível ligar, desligar e alternar os modos de limpeza usando o controle remoto. Isso ajuda a corrigir a rota do aspirador e mandá-lo para onde você quer que ele limpe.
Retorna para base de carregamento. Esse é um ponto que gostei parcialmente porque o aparelho até retorna para a base quando a bateria está próxima do fim ou quando o comando é dado pelo controle remoto, porém, se ele estiver longe da base, vai "bater a cabeça" muitas vezes e demorar uns bons minutos até encontrá-la.
Pontos de atenção
Não tem mapeamento do ambiente. Por ser um modelo mais básico, ele não mapeia os cômodos da casa, isso faz com que ele passe várias vezes em uma mesma área. Por isso, a estratégia que adotei foi fazer a limpeza de um cômodo por vez, fechando portas e passagens, começando pelo modo "canto", depois "foco" e terminando com o "auto".
Sensores não são tão bons. Eles até que funcionam bem quando há móveis, paredes ou escadas no caminho. Testei na escada de emergência do prédio e ele identificou o degrau e não caiu. O problema são obstáculos menores, como fios, tapetes ou pote de ração dos pets, aí o aspirador sai arrastando tudo e acaba se enroscando. Ele também costuma ficar preso quando há calços ou desníveis de um cômodo para outro.
Não indicado para tapetes peludinhos. O aspirador consegue aspirar tapetes grandes e carpetes, mas pode enroscar se for daqueles peludinhos que costumam ficar na sala ou no quarto.
Compartimento de sujeira pequeno. São 310 ml de capacidade apenas. Dependendo do uso, será preciso esvaziá-lo uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Bateria dura pouco. A autonomia do aparelho é de 60 a 90 minutos e o tempo de recarga vai de 3 a 5 horas, segundo o fabricante.
Troca de peças. Alguns componentes precisam ser trocados por causa do desgaste do uso, conforme indica a Kärcher no manual:
- escovas laterais: de 3 a 6 meses de uso
- filtro HEPA: até 24 meses de uso
- pano de limpeza: sem validade determinada
O que mudou para mim
Com o RCV 1, consigo aspirar minha sala, que é onde fica mais sujo de pelos, todos os dias e sem gastar muito tempo. Deixo o aspirador robô fazendo o trabalho enquanto faço outra tarefa ou dou atenção aos meus filhos —humanos, no caso. Assim, consigo manter a casa mais limpa até o dia da faxina semanal.
Vale ressaltar que para não ter problemas, é melhor tirar fios, tapetes e potes de ração e água dos pets do caminho. Também não recomendo deixar o aparelho ligado e sair de casa, pois você poderá encontrá-lo preso em algum lugar quando voltar.
Para quem eu indico
Esse aspirador robô pode ser interessante para quem mora com pets, pois ele ajuda tirar os pelos que acumulam chão. Também é uma opção para quem tem filhos pequenos e precisam limpar o chão diariamente.
Devido às suas características, ele é mais indicado para casas ou apartamentos pequenos.
O principal é ter em mente que esse é um produto que vai te ajudar a manter a casa mais limpa, tirar a sujeira superficial, mas que não vai te fazer aposentar a vassoura, o rodo e o pano de chão.
Se você estiver procurando um aspirador robô que seja realmente inteligente e funcione de maneira mais autônoma, terá de investir (bem) mais. Recentemente, o Guia de Compras UOL publicou um ranking com os melhores aspiradores robôs, e entre as categorias estão os aparelhos tecnológicos.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@guiadecompras_uol Quando faz uma faxina pesadona, você fica com os braços cansados de tanto esfregar? Então essas escovas podem te ajudar! Elas são colocadas na furadeira ou na parafusadeira, que fazem todo trabalho de força. Curtiu? Link na bio. #furadeira #limpeza #faxina #dicacasa #dicas_utilidades #casaorganizada #guiadecomprasuol #tiktokmademebuyit ? som original - Guia de Compras UOL
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário