Testamos extratora Wap que suga pó, água e limpa estofado; vale a pena?
Em uma faxina mais completa, nem sempre o aspirador de pó dá conta do serviço mais pesado. Os estofados, tapetes e carpetes precisam de um pouco mais de potência para higienização, é aí que as extratoras e higienizadoras domésticas entram em ação.
Para entender como elas funcionam, o Guia de Compras UOL testou o modelo Vertical Comfort Cleaner Pro 2000W da WAP por cerca de um mês. O produto é vendido no site da marca por R$ 1.599,90, mas está em promoção na Amazon com 18% de desconto, por R$ 951,30 (preço e a disponibilidade do produto pode mudar a qualquer momento).
O que essa extratora faz?
O modelo testado tem três funções principais:
- Limpar tapetes e carpetes.
- Limpar pisos frios (porcelanato, cerâmica, mármore etc).
- Limpar estofados.
Seja no chão ou nos estofados, a operação em si da Vertical Comfort Cleaner Pro é simples e não exige habilidade.
Nas duas primeiras funções, ela é usada como se fosse um aspirador vertical. O que muda é a escova de sua parte inferior, que pode ser removida e trocada pelo modelo adequado à função que ela vai exercer.
Uma vez ligada, basta fazer movimentos para frente e para trás, segurando o gatilho de borrifar na hora que for para frente e soltando ele na hora de puxar para trás. Assim, enquanto a extratora está "indo", ela está molhando o local e esfregando. Na hora de "voltar", ela continua esfregando, mas se concentra mais em puxar a água.
Para isso ela usa dois reservatórios, com 1,5 litro cada: no primeiro vai a água limpa (ou com produto de limpeza) e o segundo armazena a água suja até ela ser descartada.
Outras características:
- 2.000 W de potência.
- Mangueira auxiliar destinada à limpeza de estofados.
- Peso de 6,6 kg.
Quando usada em superfícies, elas não chegam a ficar totalmente secas após a passagem do aparelho, porém, se o procedimento for feito da forma correta —o que pode envolver mais "passadas" para sugar a água—, ele ficará apenas levemente úmido, secando naturalmente em seguida.
No caso de tapetes e estofados, isso demora de 30 minutos a uma hora, dependendo da temperatura e ventilação do ambiente. Já em pisos frios, a água some após dez ou quinze minutos.
Limpeza de estofado é diferente
Para isso, é preciso plugar a mangueira auxiliar na máquina, que terá um bico para ser usado especificamente em sofás, poltronas etc.
Depois faça movimentos de "ir e vir". A diferença é que, como não há uma escova se movendo automaticamente, é preciso usar as cerdas presentes no bico para esfregar a superfície.
O que achei disso tudo? Mais do que útil
Aqui, cabe uma contextualização. Além dos dois humanos que vivem em casa, minha namorada e eu, há mais quatro habitantes: dois gatos e dois cachorros. É natural, portanto, que a "produção" de pelos seja intensa, mas nos últimos tempos teve um agravante.
A fêmea Meia-Noite foi adotada recentemente e ainda está em período de adaptação, o que significa que ela nem sempre faz as necessidades fisiológicas onde deveria.
Por coincidência, no dia que a Vertical Comfort Cleaner Pro chegou para o teste, a Meia-Noite resolveu "batizar" o sofá com xixi. Ela já havia feito isso em um tapete, que foi para limpeza especializada, mas nesse caso a solução teria que ser em casa mesmo.
Acabou sendo o teste ideal para a extratora. Juntamente com a máquina, a empresa WAP enviou dois produtos para limpeza, sendo um específico para estofado. Bastou diluir em água e passar o aparelho com o bico para estofados no local.
Aproveitei e também passei no braço do sofá, que estava um pouco encardido. A comparação do local onde foi feita a limpeza —ainda que rapidamente— e onde não a extratora não foi passada pode ser vista abaixo.
Ainda que a limpeza de tapetes e estofados não seja algo tão corriqueiro, a Vertical Comfort Cleaner Pro tem sido bastante usada aqui para lavar pisos frios. Usei na cozinha, banheiros e lavanderia.
Uma vantagem de se usar a extratora nessas superfícies é que, após a limpeza, não é necessário passar um rodo para direcionar a água para um ralo. O acúmulo de líquido é pequeno e seca rápido —caso queira antecipar a secagem, basta passar um esfregão seco ou um pano.
O chão realmente fica limpo e o equipamento é capaz de sugar também pelos, farelos ou pequenas partículas desses lugares.
Como limpar a extratora?
É fácil e, na maioria das vezes, basta enxaguar o reservatório de água suja, que tem acesso fácil.
Outra qualidade é o comprimento do fio, que é longo e não exige trocas de tomada constantes.
O que não gostei
Os pontos negativos se referem a características mais intrínsecas a esse tipo de aparelho. Ele é pesado, não é exatamente compacto, faz barulho e solta um pouco de água logo após ser usado —o que exige atenção na hora de guardá-lo.
Vale a pena?
Depende mais do contexto de quem vai usar a extratora do que da qualidade do produto em si —que, realmente, funciona.
Ela pode ser de grande ajuda para quem:
- Tem pets
- Tem crianças pequenas
- Possui carpete, tapetes e estofado de tecido em casa
- Mora onde há uma área ampla revestida de piso frio
Em outras situações, um bom aspirador tende a resolver a maioria dos problemas. Agora, se você se enquadra nas situações listadas acima e tem espaço para guardar o aparelho, uma extratora do tipo pode ser uma ajuda e tanto para o seu dia a dia.
*Texto publicado originalmente em 26/04/2023.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@guiadecompras_uol Com rotação de 360 graus, este mop é ideal para chão, vidros e até armários grandes. Curtiu? Link na bio. #tiktokmefezcomprar #guiadecomprasuol #tiktokmademebuyit #mop #mop360 #limpeza #dicasdecasa ? som original - Guia de Compras UOL
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.