Esquenta Black Friday: por que agora é o momento de investir em uma TV 4K
Se você quer dar um salto na qualidade de imagem da sua TV, a dica é investir em um modelo com resolução 4K ou UHD (Ultra-High Definition) no mês da Black Friday. Atualmente é possível comprar uma televisão de 43 polegadas por menos de R$ 2 mil - a expectativa é que novas promoções surjam ao longo das próximas semanas.
Entre as principais vantagens estão o maior detalhamento, nitidez e profundidade da imagem, mesmo quando o sofá está bem perto da tela, segundo especialistas ouvidos pelo UOL.
O resultado é ainda melhor se o conteúdo original também estiver em 4K, como já é possível acompanhar em alguns serviços de streamings de vídeo e até jogos de futebol, inclusive na TV por assinatura.
A seguir você pode conferir cinco modelos com bom custo-benefício e explicações detalhadas dos recursos de uma TV 4K.
- Tecnologia Ambilight, que projeta luzes na parede com as cores predominantes na imagem para aumentar a sensação de imersão;
- Roda o sistema operacional Google TV, evolução do Android, e vem com Chromecast integrado;
- Quatro entradas HDMI, taxa de atualização de 60 Hz, HDR10+ e Dolby Vision/Atmos (para melhorar a imagem e a imersão sonora em conteúdos compatíveis);
- Controle remoto com comando de voz (Google Assistente).
- Processador com inteligência artificial, que permite melhor economia de energia;
- Sistema operacional Tizen, oferece conectividade Bluetooth, traz Bixby e Alexa integrados e suporte a Apple AirPlay;
- Com plataforma Gaming Hub, que dá acesso a jogos do Xbox Game Pass e Nvidia GeForce Now sem precisar de console;
- Três entradas HDMI, HDR10+ e taxa de atualização de 60 Hz;
- Controle remoto com comando de voz e que funciona sem pilhas.
- Processador AiPQ com inteligência artificial, que otimiza brilho, contraste e nitidez de acordo com a imagem na tela;
- Roda o sistema operacional Google TV, evolução do Android, e vem com Chromecast integrado;
- Game Master (para jogabilidade mais fluida), Game Bar (menu para jogos) e conectividade Bluetooth;
- Três entradas HDMI, taxa de atualização de 60 Hz, HDR10+ e Dolby Vision/Atmos;
- Controle remoto com comando de voz (Google Assistente).
- Roda o sistema operacional Vidaa, também utilizado nas TVs Toshiba, e oferece conectividade Bluetooth;
- IA para realçar os detalhes da imagem e Game Mode Plus com menu de games e tecnologias para deixar os jogos mais fluidos;
- Três entradas HDMI, taxa de atualização de 60 Hz, HDR10+ e Dolby Vision;
- Controle remoto com comando de voz (Vidaa Voice e Alexa integrados).
- Processador Alpha5 Gen7 com IA, que ajusta automaticamente o som e o brilho da imagem para uma melhor sensação de imersão;
- Sistema operacional webOS Re:New Program, com atualizações em cinco anos;
- Painel e otimizador de jogos com acesso a games na nuvem (Nvidia GeForce Now) e conectividade Bluetooth;
- Três entradas HDMI, HDR10 e taxa de atualização de 60 Hz;
- Controle Smart Magic com comando de voz (ThinQ e Alexa integrados) e suporte a Apple AirPlay 2.
Por que comprar uma TV 4K?
Para Paulo Sérgio Correia, técnico em manutenção de TVs e projetores com 45 anos de experiência e diretor da Personal Video Service, a principal vantagem do 4K aparece quando o telespectador chega perto da tela.
A três metros de distância de uma TV de 43 polegadas, por exemplo, fica difícil notar diferença entre telas 4K e Full HD. Mas, quando o sofá está bem próximo do televisor, que é a realidade em grande parte das residências, o número maior de pixels das TVs 4K proporciona uma nitidez superior com contornos suaves, impossível de se atingir em televisores com resolução mais baixa. Paulo Sérgio Correia
Com 3.840 por 2.160 pixels, a resolução 4K é quatro vezes superior à das TVs Full HD. Ao aumentar a resolução do seu televisor, você conseguirá realizar o sonho de ter uma TV grande em uma sala pequena.
Os especialistas concordam que a melhor experiência em 4K acontece quando, além da TV, o conteúdo exibido também está disponível na mesma resolução. Nesse caso, o consumidor pode comemorar, já que a oferta de atrações em 4K vem crescendo bastante nos últimos cinco anos o que torna o investimento mais vantajoso. Confira:
- Filmes e séries. O consumidor irá encontrar boa variedade de títulos no Prime Video e Apple+, por exemplo, sem custo adicional na assinatura. Netflix, Disney+ e Max só disponibilizam conteúdos com essa resolução em seus planos mais caros.
- Futebol. Há oferta de jogos semanais do Campeonato Brasileiro pelo SporTV e no Globoplay. Por enquanto, a TV digital aberta continua sendo transmitida em Full HD.
- Games. Os fãs de games encontram jogos em 4K para os consoles PlayStation 5 e Xbox Series X, por exemplo.
"Atualmente, o acesso a conteúdo original em 4K está concentrado principalmente nos serviços de streaming e nos consoles de videogame de última geração", segundo JC Rodrigues, professor de Plataformas Digitais e Comportamento do Consumidor na ESPM.
Com o aumento de conteúdos em 4K, uma TV com essa tecnologia passa a ter vida útil maior, enquanto modelos Full-HD e HD tendem a ficar desatualizados rapidamente, o que também vale para futuras atualizações de sistemas. JC Rodrigues
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@guiadecompras_uol ?? Não aguenta mais ser acordado pela claridade? Essa cortina blackout bloqueia a luz, garantindo um ambiente escuro e confortável. Curtiu? Link na bio. #cortinablackout #dicacasa #dicas_utilidades #casaorganizada #guiadecomprasuol #tiktokmefezcomprar #tiktokmademebuyit ? som original - Guia de Compras UOL
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.