Oppo lança 'baratinho' A40 e apresenta celular do Harry Potter no Brasil
Marcella Duarte
Do Guia de Compras UOL
12/12/2024 05h00Atualizada em 12/12/2024 13h33
A Oppo, empresa chinesa de eletrônicos, trouxe recentemente para o mercado brasileiro o smartphone A40. É modelo intermediário, com preço sugerido de R$ 1.599, mas que já pode ser encontrado com bons descontos.
No evento de lançamento, realizado em São Paulo no último mês, a marca aproveitou para exibir, pela primeira vez no Brasil, o celular temático do Harry Potter, que viralizou nas redes sociais. A companhia também apresentou o top de linha Find X8 Pro, que será lançado globalmente nas próximas semanas, e outros produtos de seu portfólio, como tablets e smartwatches.
Relacionadas
Como é o Oppo A40?
É um modelo básico, focado em custo-benefício. Vale destacar que o A40 é fabricado em território nacional, por meio de uma parceria com a Multi (antiga Multilaser), o que contribui para o preço mais competitivo.
Entre seus destaques, estão a câmera de 50 megapixels com recursos de IA, o processador da Qualcomm, a bateria de 5.100 mAh com carregamento turbo e a alta resistência a impactos, segundo a fabricante.
Além disso, tem um visual bonito, com cores diferenciadas e acabamento com partículas de brilho. Veja mais especificações:
- Tela: 6,67 polegadas HD+ (1604 x 720 pixels) com taxa de atualização de 90 Hz
- Câmera traseira: 50 MP
- Câmera de selfie: 5 MP
- Processador: Snapdragon 6S Gen 1
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: 256 GB
- Bateria: 5.100 mAh com recarga de 45 watts
- Proteção: resistência militar + IP54 contra água e poeira
- Conexão de rede: 4G
- Cores: lilás e vinho
- Sistema operacional: ColorOS, baseado no Android
Celular do Harry Potter
O UOL conheceu em primeira mão a edição especial do smartphone Reno 12F com tema do bruxo Harry Potter. O aparelho foi desenvolvido especialmente para o público da América Latina, e já está à venda em países como México, Colômbia e Peru. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil.
Em tons de marrom/vinho, o celular é todo customizado, da embalagem aos papeis de parede. Na traseira, há o logo da saga e um desenho do castelo de Hogwarts com aspecto 3D, que brilha diferente de acordo com o ângulo e a luz. O kit inclui:
- caixa em formato de livro de feitiços
- varinha "mágica" (é uma caneta touch para usar na tela)
- amuleto pomo de ouro com corrente
- extrator de chip relíquias da morte
- carregador e cabo na cor vinho com logo
- carta de aceitação em Hogwarts
A varinha pode ser usada para selecionar coisas, abrir aplicativos e editar fotos, entre outras ações. Já a interface do celular pode ser customizado com temas das histórias ou a casa preferida da pessoa (Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal ou Sonserina).
Produção no Brasil e parceria com Magalu
Apesar de ser uma das maiores fabricantes de celular do mundo, a chinesa Oppo ainda é pouco conhecida no Brasil. Mas ela tem intensificado sua presença por aqui — recentemente, testamos o modelo 11F, lançado há alguns meses.
Durante o evento, a empresa detalhou seus planos de expansão no país nos próximos anos, incluindo parcerias com o Magalu e com a operadora Claro, que venderão os produtos em suas lojas físicas e online. A produção dos aparelhos pela Multi também segue como prioridade, para reduzir custos e ganhar em escala.
Em entrevista ao UOL, Billy Zhang, presidente global de marketing, revelou com exclusividade que um dos próximos lançamentos no Brasil será o Reno 13, que chegará "no Q1" (primeiro trimestre) de 2025. O celular deve ter um visual parecido com o do iPhone. Não há informações se ele, especificamente, também será fabricado nacionalmente ou importado da China.
Segundo Zhang, em até cinco anos, a ousada meta é se tornar a segunda marca mais popular de celulares Android no Brasil — ou seja, atrás da Samsung, ultrapassando concorrentes como Motorola e Xiaomi.
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.