'Ainda Estou Aqui': o que diz o livro que inspirou filme indicado ao Oscar

No próximo domingo (2), o filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva com o mesmo título, vai disputar prêmios em três categorias (melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz) durante a cerimônia do Oscar 2025. Para quem quer conhecer a história, o Guia de Compras UOL encontrou o livro com desconto de 27%, custando R$ 58 na Amazon.
Publicado pela editora Alfaguara, o livro foca na perspectiva do autor enquanto vivencia experiências marcantes com a sua família durante a ditadura militar no Brasil. Confira a seguir a nossa avaliação completa sobre o título:
Sobre o que é a história
O jornalista Marcelo Rubens narra a história de sua família durante a ditadura no Brasil. A partir de suas próprias lembranças de criança, ele foca principalmente na prisão do pai, Rubens Paiva, em 1971. Após isso, o autor mostra a luta da mãe, Eunice Paiva, também presa e torturada, para descobrir o que fizeram com o marido.
O livro mistura memórias da época da infância do autor, com fatos narrados pela mãe que, quando se percebe viúva, volta a estudar e vira uma grande advogada. Mais velho, Marcelo passa a narrar o diagnóstico Alzheimer de Eunice.

O que achamos do livro?
Fluido e bem escrito, "Ainda Estou Aqui" é espetacular, do tipo que é quase impossível parar de ler. É daqueles livros que deveriam ser leitura obrigatória, além de ser uma boa maneira de relembrar um passado obscuro nem tão distante assim no Brasil.
Apesar de ter assistido ao filme antes, e ao contrário do que costuma ocorrer com outras obras, aqui, livro e filme se complementam de uma forma muito bonita.
No livro, acompanhamos a visão de uma criança sem entender direito o que está acontecendo — a ditadura, perseguição, pessoas desaparecidas, tanques de exército na rua. Já no filme, temos uma visão a partir de Eunice Paiva: o silêncio, o luto, o vazio deixado pela morte do marido.
Há uma mistura de emoções: uma tensão e ansiedade, principalmente no começo do livro e, mais para o final, uma tristeza e sensação de impotência.
A obra é emocionante em vários momentos, sobretudo quando o autor aborda o processo de descoberta e tratamento do Alzheimer de Eunice. Marcelo abre o coração ao falar da mãe cada vez mais doente. Alguns livros marcam a nossa vida e "Ainda Estou Aqui", com certeza, foi um deles.
*Com informações de conteúdo publicado 07/11/2024 e 06/01/2025.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
@guiadecompras_uol Essa mini câmera fotográfica é o presente perfeito para as crianças. Além de capturar os momentos especiais com fotos e vídeos, ela é super intuitiva e fácil de usar. Curtiu? Link na bio #guiadecomprasuol #tiktokmefezassistir #minicamera #criancas #brinquedos ? som original - Guia de Compras UOL
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.