Brasileirão vai começar: saiba como escolher a melhor TV para ver futebol


Eduardo Bonjoch
Colaboração para o Guia de Compras
24/03/2025 05h30
Com o início do Brasileirão no próximo sábado (29), que tal comprar uma TV nova para assistir aos jogos do seu time? Antes de escolher, fique atento a uma série de fatores.
Quem gosta de reunir vários amigos em casa, por exemplo, pode optar por investir em uma tela grande 4K ou UHD (Ultra-High Definition). Para aumentar a imersão, o ideal é que tenha 50 ou mais polegadas, se o espaço permitir. Televisores com essa resolução entregam imagens com maior detalhamento, nitidez e profundidade, mesmo quando em ambientes menores.
Relacionadas
O controle da luminosidade no local onde ficará a tela é outra caraterística importante na escolha da tecnologia. Para garantir os movimentos rápidos das partidas de futebol e corridas de F1, por exemplo, dê preferência aos modelos com taxa de atualização de 120Hz.
Mini LED x OLED: qual a melhor tecnologia?
Segundo Alex dos Santos, especialista em TVs e crítico de produtos na revista especializada Home Theater & Casa Digital, esses modelos de TVs são os mais indicados para ver futebol na tela grande.
"O tempo de resposta das TVs OLED é menor ao de qualquer outro modelo, o que evita sombras e rastros nas imagens de esportes com muito movimento", diz. "Mas o problema do burn-in, embora tenha melhorado, ainda existe, e o telespectador que vê futebol por longos períodos pode ficar com o placar permanentemente marcado na tela, principalmente após alguns anos de uso do televisor."
Além disso, a luminosidade do ambiente também interfere na hora de escolher a melhor TV. Se a intenção é reunir os amigos à tarde para ver os jogos na sala ou na varanda com as cortinas abertas, o consumidor deve optar por modelos com mais brilho.
Nesse quesito, as TVs com tecnologia Mini LED e QLED levam vantagem sobre as demais. "Seu brilho superior deixa as imagens menos 'lavadas' em ambientes com muita luz", esclarece Paulo Sérgio Correia, técnico em manutenção de TVs e projetores com 45 anos de experiência e diretor da Personal Video Service.
De acordo com ele, outra caraterística importante é a atualização da imagem. "TVs com taxa de 120Hz, por exemplo, oferecem maior fluidez nas transições de movimentos rápidos, tanto para games como em transmissões esportivas", revela.
Como aproveitar os modos de imagem
Para ver jogos de futebol na TV, o especialista Alex dos Santos prefere os modos Esporte, Padrão ou Natural. "Em Dinâmico ou Vívido, a imagem fica muito brilhante e artificial", considera.
O modo Esporte também deve ser usado com cautela. "Dependendo da marca, o processo de interpolação de quadros, que são inseridos na imagem original para torná-la mais dinâmica, pode deixar as imagens dos jogos exageradamente artificiais, deixando rastros da bola na tela durante os lances", afirma. Nesse caso, a dica é ir ao menu avançado e deixar esse ajuste na regulagem mínima.
Quanto ao áudio, o modo Esporte reforça a narração e a torcida. Mas, para aproveitar melhor esse ajuste, uma opção é conectar uma caixa soundbar à TV.
TVs de 50 e 55 polegadas para acompanhar o time do coração
Tecnologia QLED, com painel de pontos quânticos para um maior volume de cores, e sistema operacional Google TV, evolução do Android, já com Chromecast integrado
AI para refinar os detalhes da imagem e AI Sports Mode para oferecer uma sensação mais real de estádio (som e imagem) nas partidas de futebol
Tecnologia Full Array de iluminação do painel, que proporciona mais brilho e contraste com maior uniformidade em toda a tela
Dolby Vision IQ/Dolby Atmos e HDR10+, com som imersivo e ajustes automáticos e contínuos de brilho, cores e contraste, e três entradas HDMI 2.1
Taxa de atualização de 60Hz com VRR para games e controle remoto que aceita comandos de voz (Google Assistente)
Tecnologia QLED, com painel de pontos quânticos para um maior volume de cores
Roda o sistema operacional Google TV, evolução do Android, e vem com Chromecast integrado
Processador AiPQ PRO com AI, que otimiza brilho, contraste e nitidez de acordo com a imagem na tela
Dolby Vision/Atmos, HDR10+, três entradas HDMI 2.1 com ALLM e VRR (baixa latência), AMD FreeSync, Game Master (para jogabilidade mais fluida) e Game Bar (menu para jogos)
Taxa de atualização de 60Hz e controle remoto que aceita comandos de voz (Google Assistente)
TV Mini LED com painel de pontos quânticos, combinação que resulta em mais brilho e volume de cores
Processador NQ4 AI Gen2, que utiliza inteligência artificial para melhorar a qualidade da imagem e economizar energia, e sistema operacional Tizen com Bixby e Alexa integrados
Com plataforma Gaming Hub, que dá acesso a jogos do Xbox Game Pass e Nvidia GeForce Now sem precisar de videogame
Dolby Atmos, HDR10+, quatro entradas HDMI 2.1 (para games) e opção de tela super ultrawide e menu de jogos
Taxa de atualização de 120Hz e controle remoto com comando de voz que funciona sem pilhas
TV Mini LED com painel de pontos quânticos, combinação que resulta em mais brilho e volume de cores
Tecnologia Ambilight, com projeção de luzes na parede, acompanhando as cores predominantes na imagem
Roda o sistema operacional Google TV, evolução do Android, e traz Chromecast integrado
Dolby Vision, HDR10+ e duas entradas HDMI 2.1 (para games)
Taxa de atualização de 120Hz e controle remoto com comando de voz (Google Assistente)
Tecnologia OLED, superior no contraste para filmes, séries e games, com painel evo, que oferece mais brilho
Processador Alpha9 Gen7 com AI, que ajusta automaticamente o som e o brilho da imagem para uma melhor imersão
Sistema operacional webOS Re:New Program 2024, com atualizações em cinco anos
Painel e otimizador de jogos com acesso a games na nuvem (Nvidia GeForce Now), Dolby Vision/Atmos, Nvidia G-Sync, AMD FreeSync, quatro portas HDMI 2.1 com ALLM e VRR (baixa latência)
Taxa de atualização de 120Hz e controle Smart Magic com comandos de voz (assistentes ThinQ e Alexa integrados) e suporte a Apple AirPlay 2
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.