Receitas para colocar Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina no prato
Na vegetação, as araucárias predominam no Sul. Mas nas panelas é impossível eleger um único representante. A cozinha evoca a tradição de uma série de imigrantes: são alemães, italianos, portugueses, poloneses, holandeses e mais.
Getty Images
Selecionamos 10 receitas emblemáticas para você conhecer, relembrar ou homenagear os três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
iStock
Cuca de maçã
É impossível visitar o Sul e não ver uma cuca nas padarias. O doce, inspirado no streuselkuchen, foi ganhando jeitinho brasileiro e versões como essa de maçã.
Ele é celebrado como um ícone germânico presente nos três estados. Lembre-se do nome "eisbein", em alemão: você vai se surpreender com o sabor e a suculência.
Divulgação/Cozinha Alemã, Editora Senac, Autor Heiko Grabolle
Associado à fartura, é um cozido de carne famoso no litoral paranaense que passa horas na panela de barro até as fibras se desmancharem. Banana e pirão acompanham.
O prato agrada pela simplicidade: pode levar charque ou sobras de churrasco. A tradição está ligada aos carreteiros, que atravessavam os estados do Sul com carga puxadas por bois.
A pedida que consiste em nacos de legumes e carnes levados à grelha pode até ser chamada de espetinho, mas qualquer gaúcho vai dizer que é o bom e tradicional xixo.
Comida de afeto no Rio Grande do Sul, tem estrutura parecida com um hambúrguer. Já o pão apresenta o diâmetro de pão sírio. No interior, vão carnes de churrasco, como coração, e complementos mil.
Feito com farinha de trigo e ovos, o doce tem jeito de petisco - fica difícil parar no primeiro. Ele foi trazido pelos europeus e popularizado no Sul. Costuma ser polvilhado com açúcar e canela.
É uma mistura típica das serras que leva pinhão e carnes. As cidades Lages, em Santa Catarina, e de Telêmaco Borba, no Paraná, consideram o refogado uma tradição cultural.
Essa costela é para honrar a tradição dos gaúchos, que assavam peças grandes de carne em espetos de madeira no fogo de chão. O corte grandalhão é temperado com cachaça e levado à churrasqueira "raiz".
A nova temporada de Nossa traz os sabores, belezas e saberes do Brasil e terá um curador convidado para cada região do país. Tainá Müller representa o Sul. Clique abaixo e confira o conteúdo do segundo ciclo.