ÍCONE DE VERÃO

NOS PÉS DO MUNDO

A história dos simples chinelos brasileiros que conquistaram o planeta

Arte UOL
Brasil, anos 1960: baratos e simples, chinelos de dedos passam a fazer parte do vestuário de todo trabalhador brasileiro.

EUA, 2003: todos os astros indicados ao Oscar usaram Havaianas na cerimônia de premiação.

Hoje: a peça é símbolo do Brasil mundo afora
Reprodução
E foi do outro lado do mundo que surgiu a inspiração: no Japão, onde há os tradicionais zori, feitos de palha de arroz.
"Por volta de 1960, começaram a chegar do Oriente as chamadas 'sandálias tipo japonesa', que logo fizeram bastante sucesso no Brasil", pontua o jornalista Marcelo Duarte, no livro "O Guia dos Curiosos - Invenções"
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Depois de dois anos de estudos, a então São Paulo Alpargatas lançou o modelo brasileiro, feito em borracha, em 1962. Remetendo à original japonesa, a textura da sola lembra o formato de grãos de arroz
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Calçado barato e resistente, logo se tornou sucesso nas classes populares. No início, as tiras existiam apenas nas versões branca ou azul.

Em 1969, um erro de produção acabou resultando em havaianas verdes. Sem querer, estava dada a ideia: novas cores para novos públicos
"Era um momento de difícil inovação porque o setor industrial brasileiro tinha muitas limitações", lembra Beto Cocenza, especialista em marketing.

Para se diferenciar, os jovens apelavam para a criatividade. "Houve um momento em que a moda era inverter, colocando o lado branco para a baixo e o lado colorido da sola para cima", conta Cocenza.
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Nos anos 1990, a Havaianas buscou um reposicionamento. Versões estampadas passaram a dar um ar de sofisticação e fizeram com que os chinelos conquistassem novos públicos, inclusive classes sociais mais elevadas.
A partir de 1998, os chinelos ganharam a bandeirinha do Brasil na tira. Foi nessa época que a marca passou a ganhar o mundo. Hoje, a sandália brasileira é vendida em mais de 60 países
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O ponto alto do marketing internacional foi a cerimônia do Oscar de 2003, quando celebridades foram presenteadas com um par de chinelos e puderam se livrar dos sapatos e darem um respiro aos pés.
Para especialistas, o sucesso do chinelo de dedo pode ser explicado pela simplicidade do design, aliada à durabilidade e, claro, à ideia de tropicalidade, de brasilidade.

Para o designer industrial Marcelo Oliveira, o que já era um sucesso devido ao preço acessível ganhou um bom empurrão de publicidade gratuita das celebridades no exterior
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"Virou um ícone brasileiro. Traz o tropicalismo, essa referência ao Brasil. Ganhou mercado em todo o mundo", explica Oliveira. Um ícone de verão
Publicado em 19 de fevereiro de 2022.
Reportagem: Edison Veiga

Edição: Juliana Sayuri e Eduardo Burckhardt

Design: Carol Malavolta

Imagens: iStock e divulgação