Hoje é dia dela!

Veja curiosidades, dicas e receitas de lasanha

Prato famoso da culinária italiana, a lasanha se popularizou pelo mundo - e até ganhou um dia dela criado nos Estados Unidos. Hoje, 29 de julho, é o dia mundial dessa massa em camadas, com recheios variados, muito molho e queijo borbulhante!
Getty Images/iStockphoto

Nome grego, prato romano

Dizem que lasanha tem raízes gregas, vindas de "laganon", que era uma folha plana de massa. Porém, o prato ganhou mesmo popularidade entre os romanos a partir do século 1 a.C e só adquiriu a forma que conhecemos hoje na Itália, durante a Idade Média.
Getty Images/iStockphoto

Sem tomate

As lasanhas modernas geralmente são associadas ao molho de tomate. No entanto, as primeiras receitas não continham tomate, pois este ingrediente só foi introduzido na Europa depois que os exploradores espanhóis trouxeram tomates da América no século 16.
Getty Images/iStockphoto

Recordista

Segundo o Guinness World Records, a maior lasanha do mundo foi feita na cidadede Wieliczka, na Polônia, em 20 de junho de 2012 e tinha o impressionante tamanho de 26 metros por 5,5 metros.
Reprodução

Medida perfeita

A lasanha perfeita precisa ter muito molho, garantindo que a massa cozinhe bem. O mais adequado é colocar cinco vezes o peso da massa em molho - ou seja, se usar 500 gramas de massa, o ideal é adotar 2 e 1/2 litros de molho.
Divulgação

Dicas de ouro

Sempre inicie a montagem colocando o molho no refratário. Desta forma, a massa não gruda no fundo da forma e a primeira camada ainda cozinha melhor. Além disso, a última camada deve estar totalmente coberta de molho e queijo, evitando assim o ressecamento da massa.
Getty Images/iStockphoto

Receitas de lasanha

Getty Images/iStockphoto

Lasanha à bolonhesa

Isabella Pinheiro/Gshow

Lasanha de abobrinha

Divulgação

Lasanha de abóbora com carne-seca

Divulgação

Lasanha de legumes

Divulgação

Lasanha de pão

Divulgação
Publicado em 29 de julho de 2023.

Edição
Juliana Simon

Continue navegando por Nossa

Inscreva-se no YouTube de Nossa