Peça dos anos 80

Dos desfiles ao red carpet, vestido com capuz está fazendo a cabeça das famosas

Na letra de "Flowers", Miley Cyrus fala sobre um relacionamento amoroso que parecia ser de ouro. Porém, outro detalhe dourado no videoclipe da música acabou chamando a atenção do mundo da moda.
Reprodução/YouTube
Para seu figurino, a cantora escolheu um vestido vintage dourado Yves Saint Laurent. Além do corte drapeado que realça as formas do corpo, a peça metálica também conta com um capuz, detalhe que se destacou na coleção de outono inverno 1991 da maison francesa.
Daniel SIMON/Gamma-Rapho via Getty Images
A inspiração de Yves Saint Laurent foi o trabalho da coreógrafa americana Martha Graham. Na obra "Lamentation", de 1930, o corpo da dançarina está envolto por um longo tubo elástico de malha e seus movimentos com as mãos e pernas criam diferentes formatos no tecido, como se fossem limites de sua própria pele.
Reprodução
No desfile de primavera 2023, sob o comando do diretor artístico Anthony Vaccarello, o capuz voltou a brilhar na passarela da Saint Laurent. Na versão recente da maison, a peça foi combinada com jaquetas de couro.
Dominique Charriau/WireImage
Kate Moss adotou a tendência das passarelas em seu look Saint Laurent para apresentar o prêmio de fashion innovator recebido por Anthony Vaccarello no The Wall Street Journal Innovator Awards, em novembro de 2022.
Dimitrios Kambouris/Getty Images for WSJ. Magazine Innovators Awards
Não tem como olhar para os vestidos com capuz e não lembrar de Grace Jones. A artista popularizou a tendência lá nos anos 80, quando usou a peça no figurino de "007- Alvo em Movimento".
Getty Images
Ícone fashion, a atriz, modelo e cantora foi a primeira Bond Girl a ajudar a criar seu próprio figurino. Em parceria com seu amigo, o estilista Azzedine Alaïa, Grace Jones difundiu o modelo em escala global e o transformou em seu look assinatura.
Peter Turnley/Corbis/VCG via Getty Images
Em outubro de 2022, Bella Hadid usou um vestido vintage da coleção de outono inverno 1986 de Azzedine Alaïa, criador dos icônicos looks de Grace Jones, para o Fashion Trust Arabia Awards em Doha, no Qatar.
David M. Benett/Dave Benett/Getty Images for Fashion Trust Arabia
Na mesma semana, a modelo apostou novamente no vestido com capuz. Desta vez, um modelo vermelho da coleção de verão 2023 da Schiaparelli foi o escolhido.
David M. Benett/Dave Benett/Getty Images for EMERGE
Nas passarelas, foi a vez de Gigi Hadid aparecer com um vestido com capuz que abriu o desfile de verão 2023 da Versace.
Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Fila A do desfile da Saint Laurent, Jenna Ortega, a atriz de Vandinha, apostou em um look da grife francesa digno de passarela durante a Semana de Moda de Paris, em janeiro de 2023.
Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images
O vestido com capuz também foi escolhido pela fashionista Katie Holmes para assistir ao desfile de Tom Ford realizado na Semana de Moda de Nova York, em setembro de 2022.
Dimitrios Kambouris/Getty Images for NYFW: The Shows
Mais conhecido por fazer parte de moletons e peças de streetwear, o capuz chegou ao red carpet em versões glamourosas. Simone Ashley, da série "Bridgerton", da Netflix, apostou em um vestido cheio de cristais da marca londrina 16Arlington.
Karwai Tang/WireImage
Já para a pré-estreia de seu filme Babylon, Margot Robbie investiu no preto clássico, - mas não tão clássico assim. O escolhido da atriz foi um minivestido assimétrico com cauda e capuz da coleção de verão 2023 de Alaïa.
Emma McIntyre/WireImage
Publicado em 07 de fevereiro de 2023.

Reportagem
Aline Fava, em colaboração com Nossa

Edição
Juliana Simon

Continue navegando por Nossa

Inscreva-se no YouTube de Nossa

Veja Também