Estampas, volumes e cortes diferentes acompanham a história das calças masculinas ao longo dos anos.
Divulgação
1910
Na época, os ternos eram os principais trajes para a moda masculina. A calça de alfaiataria, reta nas pernas, era a peça básica para os homens.
Getty Images
Passagem pelo feminino
Com um modelo largo, solto no corpo, a estilista Coco Chanel deu início à popularização das calças femininas - que, adiante, foram fonte de inspiração para reinventar os cortes masculinos.
Reprodução
Paul Poiret
Antes de Chanel, em 1909, o estilista francês deu fim ao uso dos espartilhos e criou o primeiro modelo criado para mulheres: uma pantalona leve e larga.
Reprodução
1920
Após ser inserido no guarda-roupa feminino, as calças masculinas ganharam diferenciações, como as knickerbockers, usadas para esportes e entretenimento casual, principalmente por cavalheiros ricos.
Reprodução
Décadas se passaram
A Oxford Bags, com as pernas mais largas, começaram a ganhar destaque para os que desprezavam o sportwear das knickers. Esse modelo ganhou força nos Estados Unidos e depois tomou a Europa.
Reprodução
Divisor de águas
Foi nos anos 60 que as calças passaram por uma reformulação de cores, ganhando estampas e novas tonalidades, além de modelar as pernas masculinas de formas diferentes.
Reprodução
Anos 70
Além de extrapolar nas cores, as calças passaram a ganhar novas versões com boca de sino e cintura alta, por exemplo.
Reprodução
A moda é o fenômeno que melhor demonstra a capacidade e necessidade de mudanças da sociedade"
Ana Paula de Miranda, professora de moda
Reprodução
A era do jeans
Nos anos 80, o material começa a se consagrar como um favoritos nas calças masculinas.
Reprodução
Ícones de estilo
A popularização do jeans está ligado à influência de ídolos de Hollywood na época, como Brad Pitt.
Reprodução
Leonardo DiCaprio
O ator, ainda jovem e no começo da carreira, era uma das maiores inspirações e queridinho das revistas de moda na época.
Reprodução
Anos 90
Agora com cores e diferentes modelos, as calças começam a ficar cada vez mais personalizadas, com volumes e texturas.
Reprodução
O novo século
A partir de 2000, as calças cargo e zíper viraram febre, como reflexo de uma época em que a praticidade no modo de vestir passou a ser elemento principal.
Reprodução/Pinterest
O homem moderno
Começou a abraçar os modelos que antes eram considerados mais femininos, como calças com cintura alta e modelagens mais ousadas.
Getty Images
Viagem ao passado
Hoje em dia, resgatam-se tendências dos anos anteriores para criar uma identidade própria. Cada vez mais, na hora de incluir a peça no guarda-roupa, a discussão não é sobre gênero e, sim, estilo.