Inverno pede polenta! Veja dicas e receitas para fazer em casa
Tem comida com mais cara de inverno que uma boa polenta? Pois este preparo de origem italiana à base de farinha de milho ou fubá tem seus segredos para ficar do jeitinho que você mais gosta. Veja dicas e receitas
Getty Images/iStockphoto
Quer um preparo mais rápido? Vai de farinha italiana ou a polentina. O fubá, por sua vez, exige um tempo maior.
Agora, quem quer praticidade, pode optar pelas polentas instantâneas, que já vêm pré-cozidas e exigem apenas mistura em base líquida quente.
Getty Images
Atenção à água
A proporção recomendada é de 4 partes de água para 1 parte de farinha de milho, segundo chef Douglas Benatti, do restaurante Enosteria. E lembre-se de aquecer a água até ferver - isso ajudará a evitar a formação de grumos quando adicionar a farinha de milho.
Getty Images
Paciência
Após adicionar toda a farinha de milho, reduza o fogo para o mínimo e continue mexendo constantemente para evitar que a polenta grude no fundo da panela.
Getty Images/iStockphoto
Para não desandar
Para garantir a cremosidade e evitar a formação de gruminhos, prepare o muque. A regra é mexer e mexer sem parar mesmo depois que os grãos estejam incorporados por completo ao líquido. Bruno Salomão indica: "Use o fouet e não coloque tudo de uma vez. Se não, vira paçoca!".
Mariana Pekin/UOL
Será que tá pronta?
O ponto exato da polenta igualmente vai depender da farinha utilizada. Dessa forma, enquanto a crua leva cerca de 40 minutos para cozer, a pré-cozida consegue ficar pronto em apenas 5 minutinhos.
"Para saber se está cozida, de fato, basta provar. Você não pode sentir os flocos rígidos", orienta o chef Paulo Barros, do Modern Mamma Osteria.
Getty Images/iStockphoto
Gran finale
Na hora de temperar, manteiga e pimenta-do-reino são suficientes. "O ideal é que se acrescente a manteiga no final do preparo, o que dá sabor e deixa a polenta aveludada. Outro ingrediente que ajuda na cremosidade é queijo parmesão ralado, também acrescentado ao final", ensina o chef Paulo.