Básico, não. O xadrez é uma estampa característica para os meses de junho e julho, em que acontecem as tradicionais festas juninas - ou julinas. No entanto, nem tudo precisa ser tão quadradinho. Separamos alguns dos looks mais inspiradores do street style para você ter em mente nas próximas semanas.
Fugir do frio nesta temporada de festas é inevitável. A alfaiataria, que desponta cada vez mais nas Semanas de Moda, como na SPFW, é uma das chaves. O blazer, seja ele masculino ou feminino, em modelagem oversized é a estrela.
A tendência emocore, conhecida por nós há umas boas décadas, voltou. E com ela o xadrez. Ao público masculino mais ousado, a saia é bem-vinda. Mesmo sobreposta à calça.
De olho ainda na inspiração anterior, no frio rola o famoso vale-tudo: moletom, suéter e até o látex. Se organizar direitinho, toda peça tem seu destaque. Principalmente se tiver cores quentes neutras, como o bege e o marrom.
Desde que Harry Styles nos apresentou seu cardigã e o patchwork se mostrou uma das maiores forças motrizes da moda recentemente, dá pra juntar todos os tipos de estampas xadrez em uma só.
Getty Images
Alô, galera de cowboy
O xadrez pode ser o protagonista, mas não precisa ser o único. Nesta inspiração, o look traz o melhor da estampa - até mesmo meio apagadinha em tons claros - em uma junção com a calça imitando a pele de vaca.
É mentira... Neste look os básicos se encontram: o vestido xadrez e uma camisa branca lisa. Aos que encontrarem uma fogueira: me convidem, ou tenham esse visual em mente.
Getty Images
Com toda a graça
O time dos que querem evitar inspirações sem graça se sentirão contemplados por este look. O melhor do verde "botega" - a cor ficou conhecida pelas peças da Botega Venetta - em uma montação praticamente monocromática. E xadrez.
Getty Images
Sem erros
E as inspirações para quem não quiser errar: as mangas bufantes. Dificilmente você encontrará algum desfile recente em que elas não aparecem.