Um dia em Varanasi, uma das cidades mais sagradas da Índia
Por Gabriela Mendes
Experiências na cidade mais sagrada do hinduísmo, onde os extremos da vida e da morte se entrelaçam a todo o momento.
Getty Images
A cerimônia do nascer do sol, que acontece diariamente, é a melhor forma de começar o dia. Nela, os hindus celebram a deusa Ganga, a personificação do Ganges, que é o rio mais sagrado da religião.
Getty Images
Após a cerimônia, contrate um barqueiro para ver o dia amanhecendo no Rio Ganges. É uma experiência singular, observando a beleza de Varanasi de outro ângulo.
Getty Images
No calçadão à beira do rio, chamado ghat, observe as oferendas religiosas. É nesse momento que muitos fiéis se banham, pedindo proteção (admire de longe, o Ganges é extremamente poluído).
Getty Images
Alguns ghats na beira do rio são dedicados à cremação funerária, já que Varanasi é o lugar mais sagrado para um hindu morrer. Muitos levam corpos de familiares ou se mudam para a cidade no fim da vida.
Getty Images
É impressionante, mas Varanasi tem mais de três mil templos. O mais famoso deles é o Kashi Vishwanath, dedicado ao deus Shiva, mas as ruas da cidade são repletas deles. Muitos, inclusive, em ruínas.
Getty Images/iStockphoto
Não deixe de provar o lassi de Varanasi, uma bebida de frutas com iogurte e especiarias. A cidade leva a fama de ter o melhor da Índia e o local mais famoso para prová-lo é o Blue Lassi.
Getty Images/iStockphoto
Para conhecer Varanasi é preciso se perder nas suas mais de 400 ruelas. Nelas, se vê de tudo: comércios, restaurantes, turistas, vacas e o vai e vem de famílias que carregam os corpos que serão cremados.
Getty Images
As cores do comércio de Varanasi são irresistíveis, com infinidade de tecidos, decorações, bijuterias, temperos. Os saris da cidade, vestimentas tradicionais femininas, são os mais famosos da Índia.
Getty Images
Varanasi é conhecida como a cidade sagrada do hinduísmo, mas é também um importante centro do budismo, onde muitos fiéis procuram seus templos e retiros de meditação, no bairro Sarnath. Vale a visita.
Getty Images
Para fechar o dia, vá ao Dashashwamedh Ghat, na beira do rio, observar a cerimônia do fogo no pôr do sol. Assim como no nascer do sol, o chamado aarti acontece todos os dias, homenageando o Ganga.
Getty Images
Publicado em 26 de fevereiro de 2022.
Reportagem Gabriela Mendes, colaboração para Nossa