Aos 72 anos, ave mais velha do mundo é flagrada em dança de acasalamento
Todos os anos, cerca um milhão e meio de albatrozes, grandes aves marinhas que passam a vida voando sobre os oceanos, pousam no pequeno Atol de Midway, uma ex-base militar americana da Segunda Guerra Mundial, no Pacífico, para depositar seus ovos e procriar a espécie.
São milhares de albatrozes - cerca de 70% da população mundial desta ave, a maior do gênero, cuja envergadura das asas costuma chegar aos três metros.
Mas, entre tantas aves, uma delas se destaca e tem sido objeto de estudo dos especialistas, há mais de sete décadas: uma fêmea batizada Wisdom - "Sabedoria", em inglês -, que acaba de surpreender uma vez mais os pesquisadores.
Dança do acasalamento
Em novembro do ano passado, Wisdom retornou uma vez mais ao Atol de Midway, para procriar.
Mas, desta vez sozinha, sem o seu parceiro de vida inteira, como costumam fazer os albatrozes - muito possivelmente pela morte do companheiro.
O mais surpreendente, porém, foi o que aconteceu em seguida.
Após depositar um ovo no ninho, Wisdom saiu em busca de um novo companheiro, para ajudar a chocá-lo, como fazem os albatrozes.
E passou a executar a dança do acasalamento com os pretendentes - ritual que foi flagrado, em vídeo, pelos pesquisadores de Midway (clique aqui para assisti-lo).
Aves mais velha do mundo
O que tornou este comportamento daquela ave surpreendente foi a sua idade: Wisdom, que vem sendo monitorada desde o início da década de 1950, quando recebeu uma anilha de metal em uma de suas patas, já soma cerca de 72 anos de idade - e isso é igualmente extraordinário.
Trata-se da ave da mais velha do mundo, entre todas as espécies.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberNewsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberE ainda sexualmente ativa, como provou o vídeo gravado pelos pesquisadores.
Ela mudou a ciência
Wisdom é um fenômeno que está fazendo os biólogos reverem seus conceitos sobre a longevidade dos albatrozes.
Até então, pensava-se que eles poderiam viver cerca de 40 anos. Mas Wisdom já superou isso muito tempo atrás, segue sadia e reproduzindo.
Por causa delas, os biólogos já não sabem mais responder a uma pergunta básica: quanto tempo vive um albatroz?
Passam a vida no mar
Os albatrozes-de-laysan (nome da espécie a qual Wisdom pertence) são aves que passam 90% da vida voando em solitário sobre os mares, e só vão a terra firme para acasalar e desovar, apenas um ovo por vez.
Estima-se que ao longo de sua vida, Wisdom já tenha voado uma distância equivalente a sete viagens entre a Terra e a Lua, e gerado mais de 50 filhotes, sempre em Midway, onde ela também nasceu, já que os albatrozes sempre voltam para procriar no mesmo local onde foram chocados.
Bastante ágil para uma septuagenária
Wisdom é um fenômeno da natureza, e, agora, deixou os pesquisadores ainda mais abismados, ao buscar um novo parceiro, aos 72 anos de idade.
"Ela é bastante ágil para uma septuagenária, e ainda sexualmente plenamente ativa, o que é ainda mais impressionante" disse o pesquisador de gravou o vídeo daquela improvável dança do acasalamento da ave mais velha do mundo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.