Topo

Rafael Leick

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Orlando prepara temporada de Pride e megacomplexo para comunidade LGBTQIA+

Casal gay em Orlando, nos Estados Unidos - ViajaBi!
Casal gay em Orlando, nos Estados Unidos Imagem: ViajaBi!

Colunista do UOL

25/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando se pensa em destinos LGBTQIA+, talvez Orlando não seja o primeiro que vem à sua cabeça. Mas, é bom lembrar o que eu sempre falo: turismo LGBTQIA+ é um recorte do segmento e que abarca uma diversidade imensa de viajantes, que gostam de muitos tipos de viagem.

E algumas dessas almas que amam viajar têm famílias formadas, com crianças pequenas.

Nesse cenário, Orlando ainda desponta como favorita. Não à toa, ganhou as categorias de viagem para famílias LGBTQIA+ nas últimas edições do Prêmio Viaja Bi! e do Gay Travel Awards.

É, gente, famílias homotransparentais também querem se divertir com o Pateta nos parques da Disney e com Harry Potter nos da Universal.

Mas Orlando vai além dos parques e, com uma noite agitada, já se prepara para a temporada de Orgulho, que acontece entre o fim de maio e o começo de junho. Mesmo com a temporada começando daqui há cerca de um mês, essa semana já tem arco-íris rolando por lá. Além disso, está nos planos um complexo turístico para 2026, em parceria com a OnePulse Foundation.

Já conto mais.

Imagem mostra como será museu da One Pulse Foundation - Divulgação - Divulgação
Imagem mostra como será museu da One Pulse Foundation
Imagem: Divulgação

Temporada do Orgulho LGBTQIA+ em Orlando

Nesta sexta-feira, 28 de abril, acontece o Pride Prom, no Orlando Science Center. "Proms" são os tradicionais bailes de formatura estadunidenses e esta versão, organizada pela associação local Come Out Wit Pride Orlando, foca especialmente nas pessoas que se identificam como trans ou não-binárias e pretende ser um espaço de aceitação para as pessoas levarem seu par (ou pares) que talvez não tenham podido durante a formatura no colégio. O evento é somente para adultos (21+) e tem o tema "Planeta EVO: Evolução é Inclusão".

Entre 31 de maio e 5 de junho, acontecerá o tradicional festival Gay Days, pensado para homens gays, este ano com programação variada: o Beach Ball, que acontece no parque aquático Aquatica Waterpark, as pool parties Homecoming e as premiações Mr. GayDays Leather e Miss GayDays Pageant. Originalmente, o Gay Days acontecia no Magic Kingdom, após cerca de 3 mil pessoas LGBTQIA+ e simpatizantes da causa irem ao parque da Disney com camisetas vermelhas, marcando sua presença.

Ativistas da Orlando Pride durante parada em 2022 - Facebook/Reprodução - Facebook/Reprodução
Ativistas da Orlando Pride durante parada em 2022
Imagem: Facebook/Reprodução

Em paralelo, o Girls in Wonderland acontece entre 1º e 5 de junho com foco nas mulheres da comunidade, mesclando pool parties, shows de comédia, happy hours e muita festa com gente do mundo todo celebrando em grande estilo. Há a promessa da presença de celebridades também.

Durante o mesmo período — e sempre no primeiro fim de semana de junho — o One Magical Weekend é um dos maiores festivais do orgulho do mundo, com nove eventos e festas acontecendo em locais como Walt Disney Resorts, parque aquático Thyphoon Lagoon e Disney Springs, entre outros.

Community Run, em Orlando - Divulgação - Divulgação
Community Run, em Orlando
Imagem: Divulgação

Pulse, a memória que gostaríamos de esquecer (mas não devemos)

Em 12 de junho de 2016, 49 vidas foram perdidas durante um massacre à boate Pulse, em Orlando, durante uma exibição grotesca de preconceito e LGBTfobia. Esse é o tipo de coisa que gostaríamos de esquecer mas é importante lembrar que o amor não pode e não vai ser vencido pelo ódio.

Pulse Interim Memorial, em Orlando - Divulgação - Divulgação
Pulse Interim Memorial, em Orlando
Imagem: Divulgação

Hoje, no lugar da boate, fica o Pulse Interim Memorial, um memorial temporário que celebra as vidas perdidas naquela noite, cuidado pela onePULSE Foundation, organização que foi criada para eternizar este legado de amor que tanto precisamos. Anualmente, ela também é anfitriã da corrida beneficente Annual CommUNITY Rainbow Run, sempre no começo de junho.

O memorial interino será substituído, nos próximos anos, por um mega complexo que terá um memorial, um museu, um centro educacional e uma calçada dos sobreviventes. Ainda há poucas informações divulgadas sobre o projeto, mas rumores apontam que ele será inaugurado em 2026. A data inicial era 2022, mas foi adiado por conta da pandemia.