Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
'De chorar de bom': reviews exageradas do TikTok são tóxicas para todos
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Pastéis impossíveis de segurar com duas mãos, montanhas de queijo despencando de dentro de um hambúrguer, fontes de chocolate sobre qualquer tipo de plataforma doce — de bolos a donuts.
Tudo é mostrado em closes movimentados, edição frenética, uma voz sempre empolgada a usar adjetivos superlativos que vão de "estava de chorar de tão bom" a "o pior da minha vida inteira" (ainda que menos comuns).
No mundo das redes sociais como o TikTok, a tendência da vez é fazer 'reviews', como prega a expressão vigente, que vai de produtos da Amazon a maquiagens caras. E os restaurantes são as "vítimas" do momento.
Basta digitar na barra de buscas "review" que muitos perfis dedicados a isso aparecem em cascata: casais comilões, amigos que devoram porções e porções de frituras, viajantes em busca da refeição perfeita.
Em vídeos de cerca de 30 segundos, o intuito é dar ao espectador do outro lado da tela um resumo do menu, ambiente e serviço.
Ao final, tal como um monarca do alto de seu trono, o tal criador de conteúdo diz se o restaurante passa ou não pelo seu rigoroso crivo pessoal.
Até aí, trata-se da legítima democratização da opinião que a internet tão bem representa: uma espécie de barragem que foi aberta para a água correr — levando muita coisa pelo caminho.
Plataformas como TripAdvisor e Yelp já tinham permitido que qualquer pessoa com conexão à internet pudesse postar publicamente seus elogios e críticas a um estabelecimento.
Comida de "desempenho"
As redes sociais, entretanto, representam uma mistura entre um comentário pessoal (de páginas de avaliações) a uma certa "autoridade" dos influenciadores, uma herança dos críticos que usavam seu nome e influência para expor uma opinião no jornal.
O problema está no fato de que as resenhas no estilo TikTok criaram uma demanda incontornável para apresentações de itens de menu (e de restaurantes) sempre extravagantes e vistosos.
Os vídeos buscam apelar para aqueles elementos visuais capazes de atrair olhares — e, claro, os algoritmos. Afinal, não importa o motivo que um influenciador tenha para começar um perfil de avaliação de restaurantes, o resultado final está sempre nos cliques.
Por isso, mostrar saladas, pratos minimalistas ou um simples PF de arroz, feijão e bife não têm graça nenhuma. Melhor apelar para caviar sobre a coxinha, ovos com muitas e muitas fatias de bacon, doce de leite se esparramando pela beirada do prato.
Para que o show seja recompensado, o restaurante precisa ser capaz de mostrar "desempenho" — não apenas gerar muitos likes e compartilhamentos online, mas também influenciar o comportamento das pessoas na hora de jantar fora.
Reféns do viral
Conteúdos publicados em redes sociais já estão ditando a forma como comemos: 53% dos millennials dizem ter visitado um restaurante depois de tê-lo visto em um vídeo no TikTok.
O mesmo estudo — realizado pela consultoria norte-americana MGH, em 2022 — também mostra que 38% dos usuários da rede social (de todas as idades) pediram um item do menu porque o viram em uma publicação.
Isso significa que não apenas os nossos gostos e decisões na hora de jantar estão sendo impactados, mas que aos poucos os próprios restaurantes passam a criar "menus viralizáveis" — de olho no potencial de cliente que isso lhes pode gerar.
Desenvolver um prato de propósito para que ele viralize pode ser uma boa estratégia para o próprio restaurante viralizar. Para isso, é preciso exagerar. Nada simples é capaz de render reações (e resenhas) hiperbólicas.
Assim, tudo na nova onda digital da gastronomia caminha em direção ao exagero e a uma consequente superficialização: de opiniões nem sempre embasadas, de condutas morais duvidosas, de menus simplificados.
Goste-se ou não, as "reviews" das redes sociais não parecem ir a lugar algum: ao contrário, elas devem se tornar ainda mais frequentes (mesmo que as condutas de plataformas como o TikTok não sejam alteradas).
Vídeos nas redes irão acumular mais centenas de milhares de visualizações e terão efeitos cada vez mais reais no futuro de restaurantes, que podem estar cada vez mais reféns de receitas virais e curtidas. Assim como muitos de nós.
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