O que Gisele Bündchen e outros famosos podem ensinar (ou não) sobre comer?
Você não é famoso o suficiente enquanto não lançar seu próprio livro de receitas. Parece que essa lógica tem feito cada vez mais sentido no concorrido mundo das publicações gastronômicas.
A cada mês, uma nova personalidade de uma área que aparentemente não tem nenhuma relação com a comida lança um compilado de receitas ou de memórias sobre a cozinha no mercado.
Atores, apresentadores, influencers e até, mais recentemente, supermodelos. Sim, o nosso maior nome das passarelas também quer dividir conosco as receitas que cozinha em casa para seus filhos.
Gisele Bündchen está no Brasil para o lançamento de "Nutrir: Receitas Simples para Corpo e Alma", a ser lançado na próxima semana no mercado nacional, mas que, no entanto, já figura como o mais vendido em pré-venda pela Amazon.
No livro, ela reúne 100 receitas, entre sopas e saladas (como uma que leva beterraba e rúcula com queijo de cabra) a doces lights — de barrinhas de noz-pecã a muffins de cenoura.
Com o intuito de convencer as pessoas em torno de uma dieta focada em vegetais, frutas, nozes e proteínas magras, ela também ensina a evitar no cotidiano o glúten, o açúcar, o álcool e a cafeína, tornando a vida mais "saborosa e factível", como ela diz no texto de apresentação.
Mais do que ensinar a cozinhar — e comer — Bündchen também compartilha relatos mais pessoais no livro, como a depressão e a ansiedade que enfrentou por anos e o alívio que encontrou através de mudanças na dieta e no estilo de vida.
Não é a primeira vez que a modelo se abre para o público: seu livro mais pessoal, "Aprendizados — Minha Caminhada para uma Vida com Mais Significado", lançado em 2018, propunha um balanço de memórias e, obviamente, aprendizados que ela teve com a carreira iniciada cedo e relacionamentos.
É uma espécie de abordagem franca que os livros gastronômicos permitem às celebridades — ao mesclar comida com vida pessoal, tudo pode ser mais leve, algumas vezes tão superficial como uma receita de tigela de açaí.
Foram muitos os que seguiram esse caminho: da atriz Gwyneth Paltrow ao músico Snoop Dogg, passando pelo sambista Diogo Nogueira e pelo Padre Marcelo Rossi — sim!.
O ator Stanley Tucci, conhecido por papéis em filmes como "O Diabo Veste Prada" e "Um Olhar do Paraíso" (para o qual foi indicado ao Oscar), voltou aos holofotes da fama desde que colocou no mercado o seu livro "Sabor".
A repercussão foi tamanha que ele virou figurinha assídua em programas de entrevistas na televisão norte-americana. "A comida tem esse enorme poder engajador", disse ele no programa do apresentador James Corden.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberNewsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberA gastronomia tem se tornado, nos últimos anos, uma forma para muitos famosos ampliarem suas imagens, associando-as a uma área diferente da que eles originalmente se destacaram — e que goza de franco interesse do público.
Muitos também pegaram carona na visibilidade que a gastronomia ganhou na atual cultura pop para "sair da geladeira" e aproveitar da visibilidade que pode gerar até novas oportunidades comerciais.
No mundo hiperconectado em que vivemos, quase que qualquer exposição é válida. Os livros ajudam a promover turnês internacionais, ganhar posts nas redes sociais
Ainda não tive a chance de testar a dieta proposta por Gisele Bündchen, mas a imprensa americana — onde o livro foi lançado antes — fez boas resenhas às receitas que ela reuniu no livro. O maior elogio é que elas, de fato, funcionam.
Parece óbvio, claro, mas a verdade é que muitas receitas de livros deste tipo não conseguem nem sequer te ajudar a ter uma salvação mínima para o jantar.
Mas tem algo que o livro de Gisele não consegue entregar, e que está implícito na sua própria ideia de publicação: a de que uma vida como a dela é possível, que se trata de uma "receita" que qualquer um poderia seguir.
Não pode: conselhos culinários de alguém com o mesmo tipo de dinheiro, tempo e assistência que ela (e outras celebridades) só são possíveis para pessoas que gozam do mesmo status social e econômico.
Para nós, as receitas de Gisele não vão nos dar o mesmo corpo, a mesma capacidade de enfrentar as "dificuldades da vida" nem sequer poderão — ao contrário do que prometem — nutrir nossa alma.
Deixe seu comentário