Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Brasileiro deixa cerveja de lado e prefere vinho nas férias, diz pesquisa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O que você bebe em suas viagens? Apesar de ser a bebida alcoólica mais consumida do Brasil, a cerveja já não é a escolha óbvia para os brasileiros que estão em férias pelo país e pelo mundo.
Segundo pesquisa da Booking.com* em primeira mão para o Siga o Copo, 33% dos participantes do estudo com 1000 brasileiros afirmaram que o vinho tem mais a ver com o sabor de viagens, à frente dos 24% que preferem a cerveja. Até mesmo o cheiro do vinho (21%) os remete mais às viagens do que o da cerveja (16%) de acordo com os pesquisados.
O que isso quer dizer para os cervejeiros? No mínimo, um alerta para mais iniciativas que associem as delícias do comer, beber (cerveja) e viajar. Ainda são poucos os tours voltados para a divulgação das cervejas — e claro, a pandemia tem papel fundamental nesse cenário um tanto quanto morto.
Mais uma vez, porém, o vinho pode dar um caminho para os apreciadores da cerveja. Não são poucas as vinícolas que dedicam espaços organizados para o enoturismo, enquanto a cerveja conta com experiências um tanto sem graça promovidas por grandes marcas — botar a mão no malte, cheirar o lúpulo e beber umas tantas cervejas não entrega nada tão atraente mais.
Há, claro, exceções, como o ótimo 12 Beers que dava nova cara à cena cervejeira curitibana e já foi devidamente testado pelo blog em 2018. E o sonho pela Mantiqueira, com a visita à Zalaz.
Por enquanto, contamos com alguns festivais totalmente dissociados do que pode ser um abraço ao turista interessado e ao cervejeiro viajante. A gente não quer mais tanta aulinha, concurso. Agora é a vez do conhecimento, degustação e tesão.
O exemplo que vem de fora
Não há como comparar a estrutura turística de zanzar belas cervejarias trapistas da Bélgica, nem de cidades voltadas para a bebida, como Munique, e até mesmo a paixão lupulada dos americanos (um pequeno spoiler futuro: vai ter relato do Siga o Copo em Chicago!), mas no Brasil há variedade e cervejarias criativas e interessadas o bastante para combinarem suas produções e experiências para turistas se fascinarem de novo pela nossa querida bebida.
E quem ganha com isso? Todos. Mais entusiastas, mais movimento, mais divulgação, mais chances de animar o mercado, tão ferido neste período de covid.
#FicaaDica
Outros dados da pesquisa da Booking.com podem dar boas ideias para quem se animar a promover a cultura cervejeira sem cair no óbvio. Mascarados, imunizados e distanciados, é claro.
Três a cada quatro dos pesquisados (76%) afirmam que uma boa experiência gastronômica faz a diferença em uma viagem. Para 43%, o sabor que mais os remete às viagens de férias é o de "comidas de rua". Seguido desta preferência vêm as massas e pizzas (42%), o churrasco (41%), e o café da manhã de hotel ou comidas típicas (38%).
Apesar de as comidas típicas não figurarem no topo do ranking dos sabores de férias, 92% dos participantes revelam que preferem experimentar uma comida tradicional do local a fazer refeições internacionais.
E a gastronomia também se revela uma protagonista das preferências: 67% gostam mais de visitar um mercado local com cheiros específicos da culinária do lugar do que uma rua comercial com lojas perfumadas.
74% preferem apreciar uma paisagem natural à vista de uma grande cidade, e 65% dos brasileiros preferem visitar lugares icônicos e turísticos em vez de lugares menos conhecidos.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que pretende viajar nos próximos 12 meses. No total, 1.000 entrevistados no Brasil responderam a uma pesquisa on-line em outubro de 2021.
COMO ESTAMOS BLOGUEIRANDO? Críticas, elogios, sugestões, desabafos? Aceitamos em Instagram e Untappd.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.