Caipirinha, Rabo de Galo e além: livro celebra a cachaça com 101 receitas
Esta coluna toma partido e não é segredo para ninguém: manda mais cachaça que tá pouco. Felizmente, não estou sozinha. Nomes pequenos e enormes da indústria estão unidos e sedentos por ela.
Marco De La Roche é um desses gigantões que resolveu arregaçar as mangas e elevar o nosso destilado no ebook "101 Drinks com Cachaça".
Se você não está no universo da coquetelaria pode até não conhecer, mas pela bio o título é justo: consultor para mais de 120 bares e restaurantes de todo o país, editor-chefe do site Mixology News, ex-diretor de educação do BCB SP - o maior evento do bebidas do mundo - e um currículo repleto de títulos. Litros e litros de história.
Apesar de estar tão mergulhado neste mundo de quem domina as coqueteleiras, seu livro tem tudo para chamar mais gente para os dois lados do balcão - não só dos entendidões de sempre. Isso porque o leitor tem acesso não só com receitas, mas também a dicas, curiosidades, fatos históricos e glossário.
Contexto (ou "historinha", como já ouvi alguém dizer) é essencial para um público cada vez maior se apaixonar para além do copo.
Mãos - e copo - à obra
Para quem só se arrisca na caipirinha tradicional, o livro revela um universo de 101 receitas entre versões deste clássico, mais batidas, versões de Rabo de Galo e releitura de alguns clássicos da coquetelaria mundial com a cachaça.
Em papo com a coluna, Marco entrega algumas queridinhas da produção, como a Caipirinha 1584, inspirada em um documento escrito por Sá Miranda para explicar à Coroa Portuguesa um dos hábitos de consumo da época.
Na região do Vale do Paraíba, era comum que os andarilhos, viajantes e bandeirantes bebessem uma mistura de limão, alho e mel amassados e curtidos com cachaça, com o objetivo de ajudar a curar males como gripe, febre, dor de garganta.
Entre seus autorais queridos, Marco dá outra aula de história. Desta vez, bem mais recente.
"Destaco o Alegria, Alegria, criado para a carta de 70 anos do Riviera Bar, em 2019".
O drinque foi inspirado na década de 60, momento de ouro e da efervescência da história do bar icônico de São Paulo, que tinha como clientes os responsáveis pelo nascimento da Tropicália.
Marco destaca também o João Gato, drinque criado em 2015. "Consta nos autos cariocas de 1900 uma prisão na Candelária de um jovem cidadão negro e livre chamado João Gato. O motivo: ele portava uma garrafinha de cachaça".
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberNewsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO drinque, então, foi inspirado nos hábitos da época, misturando, cachaça, café, melado de cana, mel e fumaça de macieira e servido num jarro de argila.
Ode à coquetelaria (e a quem brilha nela)
Além dos clássicos e dos próprios autorais, Marco convocou um time de peso para compartilhar mais receitas à base de cachaça.
São tantas histórias autênticas, potentes e transformadas em drinques que eu me até me emociono em pensar que estamos registrando tanta cultura boa
No "cardápio", destaque para os novos clássicos Macunaíma, de Arnaldo Hirai, e Banzeiro, de Laércio Zulu. Mas também outros menos conhecidos, como releituras vencedoras do Rabo de Galo, Cachaça Acerola, da Mari Mesquita e um dos drinques mais queridos do eterno Mestre Derivan, o Coachela.
O nome disso? União e projetos para além do nicho.
Quando em uma coluna passada falei da "corrente pra frente" dos hermanos argentinos, houve brasileiro ofendidíssimo. Mas reafirmo: não basta o tapinha nas costas, o guest, a fofoca no whats. Que mais e mais enormes iniciativas (como um livro) mostrem a nossa cara e o nosso time.
Série etílica
O e-book é o primeiro de uma série especial chamada 101 DRINKS, produzida e veiculada pelo Mixology News em 2024. A cada mês, um e-book com 101 será lançado com drinques à base de whisky, gin, tequila, vodka, sake, espumantes, vermute e licores.
Para quem quiser começar a coleção, o e book já está à venda a partir desta quarta (7) por R$ 49 no https://mixologynews.com.br/101drinkscomcachaca.
*Trilha sugerida para harmonização com essa coluna: Todo o "Tropicália ou Panis et Circensis"
Deixe seu comentário