Drinque favorito de Madonna e Carrie, Cosmopolitan é 'simplão' com estrela
Para quem "ataca de bartender" em casa, uma receita fácil é tudo o que se deseja. Na ausência de ingredientes importados, complicados, apetrechos específicos e/ou a total falta de talento para fazer o baile com as coqueteleiras, há milhares de possibilidades. Algumas delas, viram clássicos. Outras, até lendas cheias de versões.
Uma delas, de tão simples, ganhou até os corações dos videozinhos curtos de TikTok e Instagram, com um movimento "do it yourself". Foi assim que o Cosmopolitan estourou... DE NOVO.
Vodca, licor de laranja, suco de cranberry e suco de limão compõem um dos maiores sucessos do mundo da coquetelaria. Isso porque extrapolou os bares e virou símbolo pop. Principalmente entre mulheres icônicas de - reais e ficcionais.
Se quem está lendo esse texto está na faixa dos 40 para mais, a referência pode não ser rede social, mas Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), a jornalista eternamente enrolada de "Sex And The City" e apaixonada pelo seu Cosmo.
É fã de Madonna? Então você deve saber que este também é o drinque favorito da Rainha do Pop desde 1996 - anotou, Rio de Janeiro?
"Boy, oh boy"
Já se você é um fã de história da coquetelaria e drink geek, a origem do cosmopolitan é bem disputada. Já deu dor de cabeça até para Gary Regan, em sua primeira edição do "The Joy Of Mixology", em 2003. "Boy, oh boy. Alguém na Contreau me disse que o drinque foi inventado em Miami, por uma bartender chamada Cheryl Cook. Mas nunca a encontrei".
Pois em 25 de setembro de 2005, a bonita apareceu por email e "confirmou" a maternidade e o endereço: o Cosmopolitan teria nascido no The Strand, em South Beach.
Segundo o autor, faz sentido que a receita mais simplona de Cheryl seja a base para as de "pais" consagrados, como Dale DeGroff, que diz que só popularizou o coquetel e que, na Nova York dos anos 90, entregou um bom Cosmo a Madonna.
Outros autores, outras histórias: Paul Harrington diz que foi uma criação coletiva dos anos 1970. Sally Ann Berk e Bob Sennett defendem que ele nasceu em meados de 1993 em Nova York.
Mas tem outras mil histórias de alguém que criou daqui, divulgou de lá, inovou um pedaço, mudou um ingrediente. E quem quer que seja, hoje tem uma legião de fãs agradecidos.
O seu Cosmo próprio
O mixologista Ricardo Barreiro dá algumas boas dicas para quem quer brincar de Madonna ou de Carrie em casa.
Newsletter
BARES E RESTAURANTES
Toda quinta, receba sugestões de lugares para comer e beber bem em São Paulo e dicas das melhores comidinhas, de cafés a padarias.
Quero receberNewsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberMuita gente acha que o Cosmo é docinho por ser rosado. Mas a verdade é que o Cosmo é um coquetel mais cítrico com um leve frutado.
Ele indica a receita de Dale DeGroff:
Cosmopolitan
Ingredientes:
- 45 ml Vodka Citron (cítrica)
- 22,5 ml Triple sec (licor de laranja)
- 30 ml suco de Cranberry
- 7,5 ml suco de limão
Bater todos os ingredientes com gelo, coar duplamente para um copo gelado.
"Eu particularmente coloco mais limão e um toque de xarope de açúcar para equilibrar e valorizar o sabor do cranberry", recomenda.
No Brasil, a única marca de suco de cranberry é a Juxx. Curiosamente, 40% das vendas do produto da marca são para uso de mixologistas.
Para quem não tá no álcool, mas tá na moda, outra opção viral e zero é a Pink Lemonade, que combina o suco de cranberry ao de limão e água com gás.
Quer seu Cosmo diferente?
Tem jeito, como conta Ricardo. Vai de Original Cosmopolitan, em que a vodca é substituída pelo gim.
"Ou se ousarmos colocar uma vodca com sabor, como por exemplo uma com sabor melancia ou café. Mas é necessário pensar em variações, receitas que preservem ou harmonizem com o cranberry, afinal não existe Cosmopolitan sem cranberry", avisa.
Topa mais uma ideia?
O Comitê de Marketing Cranberry dos EUA disponibiliza mais uma receita, criada por Jeferson Gomes e Nelson Nunes, do Dam Bar.
Cosmopolitan Vibrante
Ingredientes:
- 30 ml de vodca
- 10 ml de Licor Fino
- 20 ml de xarope de cranberry
- 1/2 limão
- espuma de clara de ovo
Preparo:
Em uma coqueteleira, adicione a vodca, o licor fino, o xarope de cranberry e o suco de 1/2 limão. Adicione gelo e agite bem. Coe para uma taça de martini gelada. Delicadamente, coloque a espuma de clara de ovo por cima. Decore a seu gosto, talvez com uma espiral de casca de limão ou um toque de pimenta rosa.
*Trilha sugerida para harmonização com essa coluna: "Material Girl", Madonna.
Quem quiser bater um papinho, sou a @sigaocopo no Instagram.
Deixe seu comentário