Topo

Terra à vista!

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Caranguejos vermelhos e ceia na praia: o Natal tropical da Ilha Christmas

Ilha Christmas - Getty Images
Ilha Christmas Imagem: Getty Images

Colunista de Nossa

25/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

10º25'S, 105º40'L
Flying Fish Cove
Ilha Christmas, território da Austrália


Natal, essa data tão especial, capaz de aquecer coraçõezinhos árticos e de expor extremistas a situações ridículas. Na Espanha, neonazistas ameaçaram destruir um prédio histórico de Murcia porque ele estava iluminado com as cores do Marrocos no fatídico dia em que a seleção espanhola foi eliminada da Copa pelos "leões dos Atlas". Cegos de xenofobia, preferiram esquecer que o vermelho e verde da bandeira marroquina é também a combinação típica de cores natalinas.

Em Santa Catarina, um shopping de Joinville foi difamado nas redes sociais porque cometeu o acinte de usar um Papai Noel de vermelho. Difícil é definir qual tom é permitido. Ou será que bordô, cereja, carmim, borgonha, carmesim, amaranto e afins são todos, sem exceção, variações do diabólico vermelho-comunista?

Como se o Natal tivesse que ser desse ou daquele jeito. Melhor aprender com quem entende e tem o feriado no próprio nome. Como será que é o Natal na Ilha Christmas?

Que lugar é esse?

Os (muitos) caranguejos da Ilha Christmas - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Os (muitos) caranguejos da Ilha Christmas
Imagem: Reprodução/Instagram

A Ilha Christmas é um território australiano no Oceano Índico cuja economia é voltada à exploração de fosfato e ao turismo. O Reino Unido assumiu o controle da ilha em 1888, e outra colônia britânica, Cingapura, ocupou a função nos primeiros 57 anos do século 20. Ou seja, Christmas era uma espécie de colônia de colônia. Em 1958, virou dependência da Austrália.

O nome se deve ao fato de que foi em um dia de Natal, em 1643, que um navio britânico avistou a ilha. Beleza. Mas e o Natal lá, como é?

Os caranguejos da Ilha Christmas - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Os caranguejos da Ilha Christmas
Imagem: Reprodução/Instagram

Tem vermelho e tem verde, de monte. Graças à natureza. No fim do ano, a partir de outubro, a ilha é palco de uma das migrações mais espetaculares do mundo animal. O caranguejo-vermelho, endêmico da região, sai de sua toca e ruma em direção ao mar. Milhões deles salpicam campos, praias e estradas de vermelho. Como é o início da estação chuvosa, as florestas estão num verde sólido e pujante, o que cria um bela composição natalina.

Às vezes, é preciso organizar uma força-tarefa para evitar que os crustáceos avancem sobre a pista do aeroporto e acabem esmagados. No Natal, a administração aeroportuária transforma a operação em uma missão para garantir o pouso seguro do trenó do Papai Noel. Tem campanha de conscientização e tudo.

Além dos caranguejos, outro animal entra no clima natalino. A fragata macho, ou tesourão, ave comum também em quase todo o litoral brasileiro, fica com uma "bolsa" vermelha, o saco gular, inflada na época da reprodução, que, na ilha, começa no fim do ano.

Fragata macho - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Fragata macho
Imagem: Reprodução/Instagram

Quanto aos humanos, a tradição de Natal tem pouca força. Séculos de influência e colonização britânicas tiveram menos efeito do que a proximidade com a Indonésia e as origens chinesas da maior parte da população. Os pouco mais de 2 mil habitantes se dividem em uma comunidade cerca de 19% muçulmana, 18% budista e 18% cristã.

Mas mesmo quem não tem no Natal um feriado religioso aproveita a data. O calor do verão arrasta as pessoas para fazer a "ceia" na praia, algumas vestindo toucas natalinas ou chifres de rena. A festa na verdade é um churrascão — às vezes com a companhia de caranguejos-gigantes, como o de uma família que viralizou em 2020 em cenas horripilantes (mas inofensivas).

Nem tudo é clima natalino em Christmas, porém. Em 2008, a Austrália inaugurou, na ilha, um centro de detenção de imigrantes ilegais. Isso porque o território fica na rota de refugiados asiáticos que buscam asilo na Austrália. Em 2014, refugiados detidos processaram o governo australiano por falta de um atendimento médico decente.

Ilha Christmas - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ilha Christmas
Imagem: Reprodução/Instagram

Feliz Natal.

Índice de lugares da coluna Terra à Vista: