Aposte na beterraba: veja como comprar e preparar este ingrediente versátil
Ela pode ser servida quente ou fria, tem cor chamativa e potencial para virar muito mais do que mera salada: a beterraba é um ingrediente que merece ser melhor explorado. Se bem preparada, ela rende pratos maravilhosos, com leve toque açucarado.
A beterraba não se limita a aparecer ralada e crua na salada, ao lado de cenouras. Há quem faça uma versão colorida de homus (pasta à base de grão-de-bico) com a raiz, e que aproveite o vegetal para tingir risotos e tapiocas. Até as folhas da beterraba são comestíveis e muito saborosas. O limite é a imaginação do cozinheiro.
Veja a seguir como escolher bem o vegetal na feira ou no supermercado e outras formas de dar nova cor e sabor para seus pratos.
-
Como escolher
Tamanho não é importante quando se trata de beterrabas: pequenas ou grandes, o importante é que elas tenham casca uniforme e estejam firmes ao toque. Beterrabas que parecem enrugadas ou esponjosas não estão mais tão frescas. As folhas devem ser firmes e de cor bem viva -elas são muito nutritivas e podem ser refogadas, ou ainda picadas e servidas como salada.
-
Como conservar
Retire as folhas bem rente ao talo e conserve a beterraba na geladeira, em saco plástico, por até 15 dias. Se for utilizar as folhas, conserve-as em recipiente plástico na geladeira por até uma semana. Para congelar, é melhor cozinhar o vegetal primeiro: a beterraba crua fica muito mole depois de descongelada.
-
Preparo sem sujeira
Beterrabas podem ser consumidas cruas, mas ficam saborosas quando cozidas ou assadas. Para evitar panelas ou formas "tingidas" de vermelho, cozinhe a beterraba ainda com a casca - e, se for preparar a raiz no forno, forre a forma com papel alumínio. Descasque após esfriar. Para saber se a beterraba está pronta, espete uma faca: ela deve estar macia o suficiente para ceder sem esforço.
-
E combina com o que?
A parceira inseparável das beterrabas na salada costuma ser a cenoura. Mas o ingrediente também combina muito bem com laranjas (especialmente em sucos) e queijos cremosos, especialmente os de cabra. Outras combinações campeãs incluem nozes e pecãs, cominho e - acredite - chocolate: a raiz costuma ser usada em bolos e doces por conta de seu sabor doce.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.