Topo

Descubra as variações saborosas da verdadeira pizza italiana

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/07/2016 07h00

A pizza pode até não ter sido inventada na Itália (há controvérsias sobre a origem do prato), mas com certeza foi lá que encontrou toda sua glória. Diferente do Brasil, os italianos comem pizza em toda e qualquer refeição do dia - e o fazem de maneiras bem diferentes.

Al taglio, siciliana, bianca, napoletana...De norte a sul do País da Bota, há uma receita ou um formato diferente de pizza. Retangulares, em fatias ou redondas, elas podem receber recheios clássicos tradicionais como muçarela, tomate e manjericão ou ainda combinações mais modernas de queijos e verduras. Há inclusive versões, acredite, sem nenhuma cobertura!

E, para celebrar o Dia da Pizza (10), nada mais justo do que se inspirar numa seleção dos mais famosos formatos do prato. Confira a seguir!

  • Larissa Januário/UOL

    La vera pizza napoletana

    Massa redonda de fermentação natural, leve e fina. Recheio fresco e com poucos ingredientes, aparado por uma borda alta e crocante, assada em forno à lenha. Essa é a pizza napolitana, oficialmente reconhecida desde 2010 como uma especialidade tradicional pela União Europeia. Dos poucos sabores existentes, o mais tradicional e consagrado é a Margherita, que leva somente tomate, muçarela de búfala ou Fior di latte, manjericão e azeite.

  • Rino Porrovecchio/Creative Commons

    Pizza Siciliana

    Ainda mais ao sul da Itália, na região da Sicília, há outra receita tradicional: geralmente retangular e grossa, coberta com cebolas, anchovas, tomate, ervas. Quando levam queijo, de preferência os de sabor acentuado como caciocavallo. A mais famosa é a de Palermo, conhecida como Sfincione (ou sfinciuni no idioma siciliano). Na receita, o molho é por vezes colocado em cima dos outros ingredientes para que não penetre na massa grossa e a deixe encharcada.

  • Larissa Januário/UOL

    Pizzolo

    Também da região da Sicília, especialmente em Solarino e Sortino, há um outro formato de pizza. O pizzòlu, como também é chamado, é um disco de 20 cm de diâmetro temperado com azeite, orégano, pimenta, queijo parmesão e sal. Pode ser recheado com diversos ingredientes, tanto salgados como salames e queijos, quanto doces como creme de pistache e de chocolate, queijo cottage e mel.

  • Larissa Januário/UOL

    Pizza al taglio

    Pizza al taglio ou pizza al trancio, significa literalmente "pizza em corte". Encontrada em lanchonetes de qualquer esquina de Roma, onde foi criada, e em outras cidades italianas, é uma variedade de pizza barata, assada em grandes bandejas retangulares, expostas em vitrines e vendida em fatias menores por quilo para comer com as mãos. Recebe inúmeros tipos de coberturas e combinações de sabores com queijos, cogumelos, embutidos e verduras.

  • Getty Images

    Pizza Bianca

    O termo -que significa "pizza branca" em português - pode ser usado para definir as pizzas rotondas (redondas) que não levam molho de tomate. Mas, especificamente na região de Roma, trata-se de um tipo de pizza retangular, de massa muito aerada e crocante assada em forno a lenha, que muitas vezes vem sem nenhuma cobertura além de sal e azeite, como um pão chato e comprido. Também compra-se por quilo.