Lámen: conheça mais sobre o saboroso macarrão japonês da moda
Colaboração para o UOL, em São Paulo
05/08/2016 16h16
Apesar de ter se popularizado no mundo por meio daquele famoso macarrão instantâneo, o lámen original pouco tem a ver com a versão industrializada.
A receita original japonesa tem sabores muito mais complexos e preparo demorado. Precisa de um macarrão de consistência firme e escorregadia, servido numa grande tigela com caldo denso e fumegante. No topo, fatias de carne suína, ovo marinado, brotos de feijão e de bambu e cebolinha verde. Há variantes que levam massas com outros formatos e outros temperos - ou seja, existe com certeza um lámen que vai chamar sua atenção.
O prato é de origem chinesa, mas foi no Japão que ele ganhou sua fama. Segundo o especialista em cultura japonesa Jo Takahashi, esse tipo de macarrão foi introduzido no país a partir dos bairros chineses de Kobe e Yokohama, no final do século 19 e caiu no gosto popular como alimento alternativo barato e nutritivo em tempos de escassez após a Segunda Guerra Mundial.
"Hoje é o prato favorito dos japoneses e é encontrado em todas as cidades, mesmo nos mais minúsculos povoados", conta Jo. "São mais de 35 mil estabelecimentos especializados espalhados pelo país, sem contar as barracas e os quiosques instalados nas estações de trem."
-
Imagem: Getty Images/iStockphoto Imagem: Getty Images/iStockphoto Afinal, é lámen ou rámen?
Os dois nomes se referem à tigela de macarrão longo com caldo bem quente. A grosso modo, a pronúncia Rámen é mais usada pelos japoneses, enquanto o Lámen (que também aparece como lamian) é mais usado pelos chineses.
O prato é composto de quatro componentes essenciais: caldo, macarrão,as coberturas e o tare (tempero). Parece simples, mas é justamente nesta simplicidade que está a complexidade da receita. -
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Quais os tipos de caldo?
Os caldos se dividem entre os caseiros e os industrializados. Os primeiros, à base de ossos, legumes, vegetais e cogumelos, podem levar até três dias de preparo. Os industrializados, por sua vez, podem levar gordura, corantes e realçadores de sabor. Os caldos também se dividem em pesados (koteri), mais untuosos e ricos em gordura, tutano e sabor, e os leves (assari), mais finos e translúcidos.
Os lámens também variam de acordo com o tempero adicionado ao caldo. O mais tradicional é o sal (shio). Há também o molho de soja (shoyu), muito popular no centro do Japão, e o miso (pasta fermentada de soja e arroz). -
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Quais os tipos de macarrão?
A massa usada no lámen é feita geralmente à base de farinha de trigo, sal e água. Os formatos da massa mudam em espessura e textura. Alguns dos mais utilizados são o hosomen (mais fino), somen (feito com apenas trigo e água), soba (feito com trigo sarraceno) e udon (mais grosso, feito com trigo comum).
-
Imagem: Mauro Holanda/Divulgação Imagem: Mauro Holanda/Divulgação Quais as coberturas do lámen?
Geralmente colocado no topo do prato, no final do preparo, podem ser legumes, ovos, verduras e carnes. Os mais clássicos são o chashu (carne de porco preparada por horas), tamago (ovo), nenma (broto de bambu), moyashi (broto de soja/feijão), nori (alga) e o negi (cebolinha verde).