Masterchef Júnior: como preparar miúdos e outros itens exóticos
Do UOL, em São Paulo
11/11/2015 17h03
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Cérebro
Miolos de boi precisam ficar de molho no leite por uma hora, para tirar qualquer gosto ou cheiro estranho. Em seguida, coloque-os em água corrente para limpá-lo. Para preparar um cérebro, primeiro você deve cozinha-lo em água por 15 minutos ou até ficar firme. O ponto certo é quando você consegue espetar um garfo nele. Depois de cozido, você pode usá-lo como recheio em uma massa, salteá-lo em uma frigideira com ervas e manteiga e fazer um molho para regá-lo, ou até mesmo empaná-lo e fritar.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Fígado
Você pode comprar um fígado já limpo e cortado em filés, ou ainda a peça inteira. Se o seu caso é a segunda opção, lembre-se de deixá-lo de molho no leite para tirar cheiros e gostos estranhos. Se o fígado vier com a membrana, tire-a com cuidado com a mão, sem despedaçar a peça. Você pode cortar o ingrediente de diversas maneiras: bifes com cerca de três centímetros de espessura ou cubos são as mais populares. Para cozinhar, faça como faria com qualquer outra parte do boi: no caso dos bifes, tempere-os e coloque-os em uma frigideira com manteiga e sirva com o acompanhamento que quiser, como purês, vegetais ou até arroz e feijão. Já os cubos ficam ótimos se preparados com cebolas: tempere o fígado, refogue na manteiga por cerca de um minuto e depois adicione cebolas cortadas em fatias.
-
Imagem: Roberta Malta/UOL Imagem: Roberta Malta/UOL Orelha de porco
Orelhas de porco podem ser usadas além da feijoada. Duas maneiras de preparo são as orelhas crocantes e em molhos. Compre uma orelha limpa e certifique-se que não há nenhum pelo nela. Se tiver, você pode retirá-los com um maçarico ou usando uma lâmina descartável. Uma vez limpa, cozinhe-a inteira em água com sal por cerca de uma hora. Para fritá-la, é só cortar em tiras, empaná-las e fritar em óleo quente. Sirva como aperitivo. Para adicionar em molhos para massas, depois de cozinhar a orelha, corte-a em cubos, refogue em uma frigideira com óleo ou manteiga e adicione ao molho de sua preferência.
-
Imagem: Mauro Holanda/Divulgação Imagem: Mauro Holanda/Divulgação Língua
A primeira etapa é sempre a mesma: limpar a peça. No caso da língua, use água corrente e uma escovinha de cozinha. Em seguida, coloque-a para cozinhar em fogo baixo por duas horas em água com ervas, pimenta do reino, sal, cebola e alho. Ao retirar da panela, você precisará tirar a membrana que a envolve. Ela é grossa e é melhor se você começar por sua base. Depois de tirar a membrana, limpe a área de baixo retirando os nervos. A receita básica de língua está pronta. A partir daí, você pode cortar em fatias finas e servir em sanduíches, assar com batatas, grelhar e servir com o acompanhamento que preferir.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Coração bovino
Ao comprar um coração, peça que o açougueiro limpe a peça: assim, você não precisará tirar as veias e artérias. O coração pode ser servido em bifes, cubos, ou até como tartar. Ao comprá-lo limpo, você só precisa cortar em filés, seguindo o formato do coração aberto e depois em cubos. Cozinhá-lo é simples: você só precisa fritar ou grelhar, como se fosse uma peça bovina comum. Caso queria servir em filés, não tire a gordura, que irá dar sabor ao coração. Cozinhe como se fosse um peito de pato: com cortes na transversal e colocando a gordura na frigideira. Quando a parte de cima começar a cozinhar, retire e sirva com o acompanhamento que preferir.