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Vodca aromatizada chega à maioridade com sabores naturais

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Imagem: Divulgação

Elva Ramirez

02/07/2018 16h45

Pode ser um destilado que nunca embelezará o menu de um bar premiado, nem será mencionado em voz baixa como se faz com os maltes únicos raros. Mas as vodcas com sabor estão chegando à maioridade.

"O que mancha sua reputação é que muitas marcas criam sabores que não eram cultivados naturalmente", diz o embaixador global da Gray Goose, Joe McCanta, em referência a sabores como manteiga de amendoim e geleia com chantilly. "Chegou a hora de uma vodca bem feita com sabor natural para ganhar respeito."

Matt Pechman, vice-presidente de marketing da Deep Eddy Vodka & Spirits, concorda. "A vodca com sabor não se ajuda muito com essa explosão de opções doces", diz. "Agora as opções que são o oposto disso estão ganhando força entre os consumidores."

Novos produtos de marcas como Grey Goose, Belvedere Vodka e Deep Eddy promovem seus processos 100 por cento naturais. A destilação varia, mas essencialmente se resume a macerar ingredientes "reais" (como gengibre ou grapefruit) a uma vodca de base sem aditivos artificiais. O açúcar às vezes é adicionado para compensar a doçura perdida no processo de destilação ou para complementar as notas cítricas.

A Deep Eddy também adiciona cores naturais para garantir a uniformidade do produto, "o que é muito importante", diz Pechman. "Dependendo da origem do suco de fruta que compramos podem ocorrer variações significativas na cor. Por exemplo, o suco de pêssego natural pode variar do extremamente pálido a um amarelo vibrante e brilhante."

A vodca premium com sabor natural está se tornando uma ferramenta de marketing inteligente. Como categoria, a vodca respondeu por mais de um terço de todas as vendas de bebidas destiladas dos EUA em 2017, segundo o Distilled Spirits Council. Mais de 71,3 milhões de caixas de 9 litros foram vendidas na parte continental dos EUA no ano passado, gerando uma receita de US$ 6,2 bilhões. As vendas gerais dos EUA vêm crescendo continuamente desde 2002, quando a categoria atingiu 39 milhões de caixas. Em 2017, as vodcas com sabor responderam por 21 por cento de todas as vodcas vendidas.

Essas vodcas mais naturais também deverão aproveitar o surgimento das tendências dietéticas. Um relatório de 2015 da Nielsen sobre tendências alimentares globais apontou que 59 por cento dos americanos estão cortando o açúcar. Mais de 40 por cento dos entrevistados de todo o mundo afirmaram que procuravam produtos sem colorantes ou aromatizantes artificiais.

"Se você observar as tendências dos alimentos e das bebidas, os consumidores estão em busca de produtos mais naturais e com baixo teor de açúcar, além de baixo teor alcoólico", observa Melanie Batchelor, vice-presidente de marketing da Campari America. "Quando se junta tudo isso, a vodca com sabor aromatizado tem uma oportunidade." Por exemplo, não são necessárias misturas cheias de calorias ou de açúcar para ter uma bebida adulta saborosa.

São "inovações simples baseadas em algo que os consumidores já estão fazendo", diz Shefali Murdia, diretora de marca da Absolut. "Lançamos a Absolut Lime porque muitas bebidas com vodca contêm limão." Ela acrescenta: "Não estamos adicionando açúcar para dar vida aos sabores, por isso eles parecem claros e refrescantes."