Gelato, sorbet, sorvete... qual a diferença entre eles?
Basta a temperatura começar a subir para os sorvetes entrarem de novo no radar de muita gente. Pode ser um simples picolé de fruta ou uma taça caprichada e bem colorida, sorvete tem pra todo gosto. Mas, como os gostos são muitas - e os sabores e até restrições de saúde também -, deciframos os principais tipos de sorvetes à venda. Vamos a eles?
Sorvete tradicional
A mistura de leite, açúcar e sabores é a base para o preparo do doce. Na versão industrial, eles tem bastante ar incorporado na mistura, o que explica sua textura mais leve. Para engrossar a massa, há quem adicione gemas de ovos ou, ainda, amido de milho.
Sorbet
Sem nenhum tipo de gordura nem ovos, os sorbets são em geral feitos com frutas, açúcar e um pouco de água - uma opção saborosa para quem não pode consumir leite. Extremamente refrescantes e com sabor intenso, eles podem ser preparados com ingredientes diferentes - a cultura árabe tem sorbets feitos com pétalas de flores, por exemplo.
Gelato, ou sorvete italiano
O sorvete italiano leva os mesmos ingredientes do sorvete tradicional - leite, frutas, açúcar - mas em proporções diferentes. Gelatos costumam ter menos gordura e mais açúcar do que as versões tradicionais, e tem menos ar incorporado na mistura, o que resulta em uma textura mais densa e cremosa. Eles também costumam ser servidos em temperatura diferente dos sorvetes tradicionais.
Granita
É uma sobremesa feita com água e sucos de fruta, misturados e congelados e, depois, raspados. Na versão italiana, a sobremesa tem várias versões dependendo da região do país, podendo ser mais fina (a ponto de quase parecer um sorvete) ou mais grossa (com aparência de raspadinha) e com sabores diferentes como café, pistache batido e amêndoas.
Frozen Yogurt
Como o próprio nome entrega, é um sorvete feito à base de iogurte, mais ácido e leve do que os sorvetes tradicionais. A invenção norte-americana acabou ganhando o mundo e se tornou base para sobremesas diversas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.