Chocolate naturalmente rosa chega ao Brasil; saiba quanto vai custar
Ele é rosa, não leva corantes e tem sabor levemente ácido, com notas de frutas vermelhas: assim é o chocolate Ruby, que acaba de chegar ao Brasil e é conhecido como o quarto tipo de chocolate.
A surpreendente coloração natural do doce não é determinada tanto pelo tipo de cacau usado, mas sim pelo local de plantação dele, explica Fernando Brull, gerente de marketing da Barry-Callebaut, empresa da Bélgica que criou essa variedade rosada e a apresentou nesta quarta-feira (30), em São Paulo. Uma Pantera cor-de-rosa feita com o chocolate recepcionava os convidados.
A novidade é fruto de dez anos de pesquisas da gigante belga para entender como separar as sementes certas e preservar a coloração e sabores característicos no processo de transformação."É a alta concentração de polifenóis precursores de sabor que dá ao chocolate essas características únicas. Não tem a ver com a variedade do cacau (crioulo, forasteiro ou trinitário), mas com o solo", afirma.
Atualmente, são as sementes produzidas na África, no Brasil e no Equador que mais têm apresentado tal diferencial. Porém, essa matéria-prima especial ainda é encontrada de forma aleatória nos lotes. Daí o motivo da produção ainda ser escassa e o preço ser 50% mais caro do que o ao leite: o pacote de 2,5 kg custará, em média, R$ 210.
Páscoa deve ser mais rosada
Quem já teve a oportunidade de testar o produto não economiza elogios. "Recebi um quilo em dezembro e fiquei enlouquecida, provando mil combinações. Foi uma delícia", afirma a chef Carole Crema. "É louco você pensar que não tem corante, não tem aromatizante, mas tem um sabor totalmente diferente. É um desafio muito legal para os chefs criarem", reforça a chocolatier Renata Arassiro.
"Mas tem que tomar cuidado com a temperatura e para não colocar gordura demais", alerta Carole, que já estuda novidades para sua loja no Jardins, combinando o Ruby com cranberry e raspas de laranja, e com pipoca de arroz selvagem. "Ainda não sei o que vai virar, mas vai virar, porque ficou incrível."
O Ruby foi lançado oficialmente no ano passado pela Callebaut, que negociou período de exclusividade com a Nestlé para promover o Kit Kat rosa. Agora, no entanto, o Ruby está liberado para a alegria dos confeiteiros, chefs e cozinheiros amadores que neste ano pretendem gerar renda extra com a venda de ovos de Páscoa e bombons. Prepare-se para uma Páscoa cor-de-rosa.
Em termos técnicos, a variedade pode ser trabalhada da mesma forma que as demais, com temperaturas de derretimento e cristalização entre as do chocolate ao leite e o branco. "Só é preciso ter cuidado com as combinações para não perder a cor e os sabores. Polpas de frutas ácidas, como morango e framboesa vão muito bem com ele. Também pode-se acrescentar com um pouquinho de pó de beterraba para acentuar a cor", indica Bertrand Busquet, chef da Callebaut no Brasil.
É Busquet quem comanda o time de chefs embaixadores da marca que a partir de hoje ensinarão os macetes para se trabalhar com o produto em centros culinários e na própria Chocolate Academy, centro de excelência da empresa belga.
"É um chocolate que tem bastante brilho e não tem uma quebra muito dura. Sabendo dosar, você consegue brincar com técnicas de pulverização de cacau e brilho e ainda deixar o rosa aparecendo. Olha, vocês vão comer muito ovo de Páscoa com o Ruby", profetiza Renata, que para o evento de lançamento preparou um bombom com capim santo, geleia de framboesa e ganache cremoso de Ruby, e outro que levava manjericão e limão siciliano.
Outra sobremesa que fez sucesso na noite levava vinho do Porto, matchá e frutas vermelhas. A receita foi criada pelo chef Abner Ivan, responsável ainda pela pantera cor-de-rosa esculpida no chocolate rosado que recepcionava os convidados.
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