O vinho ideal para acompanhar cada tipo de fondue
Criada no século 18, na região dos Alpes suíços, a fondue (sim a palavra é feminina) é uma paixão dos brasileiros. Basta a temperatura baixar um pouquinho para a turma agitar a reunião em torno do réchaud.
A partir do preparo clássico, com queijos fundidos (daí o nome) e aguardente, foram sendo criadas variações a base de carne, frutos do mar ou mesmo chocolate, nas quais os únicos pontos em comum que restaram foram a panela, as varetas e a forma lúdica de se degustar. De preferência acompanha por um bom vinho e quem se ama.
Veja abaixo algumas receitas de fondue para aquecer as noites, com dicas de harmonizações sugeridas pelo sommelier Manuel Luz, da plataforma de vinhos Sonoma e presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV).
Fondue de queijo
Os queijos utilizados tradicionalmente na fondue de queijo são o gruyère, emental ou gouda, mas outros tipos, como o brie, taleggio ou camembert, também podem ser acrescentados. Para combinar, vá de vinho tinto ou branco, conforme o gosto.
Entre os "claros", prefira um Chardonnay com pouco de madeira, como o chileno Punti Ferrer. Para quem prefere um tinto, Luz indica um pinot noir, merlot ou um italiano leve.
Fondue de carne
Criada na região francesa da Borgonha, a fondue de carne nada mais é do que carne frita em óleo quente, acompanhada por molhos. Para beber, escolha vinhos tintos de corpo médio, como o português Jardim da Estrela, ou brancos frutados.
Fondue de frutos do mar
Cozidos no caldo peixe para manter a delicadeza das carnes, os frutos do mar são uma opção mais leve de fondue. Vinhos brancos de corpo médio, de preferência com "certas notas marinhas" são os mais indicados por Luz para acompanhar esta fondue de frutos do mar.
Fondue de brigadeiro
Claro que a versão doce iria ganhar, no Brasil, a variação fondue de brigadeiro. Para harmonizar, opte por um vinho branco doce, como o Tokaji.
Fondue de chocolate
Criada nos Estados Unidos, nos anos de 1950, a fondue de chocolate ganha nessa receita um toque de pimenta para dar ainda mais sabor à noite. Vá de vinho com o tinto licoroso Campos de Cima, feito com uvas tannat, para segurar a picância.
Fondue de doce de leite
Esta é uma boa opção para quem quer fugir do chocolate, mas não do açúcar. Um vinho do Porto cai bem para amarrar uma noite especial com fondue de doce de leite..
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.