Restaurante é multado em R$ 250 mil por diferenciar cardápio por gênero
O restaurante La Rosa Nautica, em Lima, Peru, foi multado em US $ 62.000 (aproximadamente R$ 250 mil, com valores convertidos em 29/10/2019) por oferecer às mulheres que jantam com clientes do sexo masculino um cardápio diferente.
De acordo com a Associated Press News, os homens recebiam cardápios azuis com pratos e preços, mas as mulheres que estavam com eles receberam um menu dourado que não apresentava nenhum preço.
Quando questionado pela prática, o restaurante alegou que visa "exaltar a posição das mulheres, considerando um prazer para elas desfrutar de uma noite romântica com seu parceiro, sem levar em conta o custo dos serviços".
O Instituto Nacional de Defesa da Livre Concorrência e Proteção da Propriedade Intelectual no Peru tem como regra que todos os clientes devem receber o mesmo cardápio.
Após a decisão, La Rosa Nautica terá de pagar a multa e começar imediatamente a oferecer o mesmo cardápio para qualquer que seja o gênero da pessoa.
Além disso, terão de treinar funcionários sobre discriminação e colocar uma placa no estabelecimento dizendo que "é proibido discriminar consumidores por motivos de origem, raça, sexo, idioma, religião, opinião, condição econômica, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero ou outros motivos".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.