Panetone e vinho combinam e harmonização pode virar estrela do seu Natal
A variedade de tipos de panetone é enorme: frutas cristalizadas, chocolate, limão e até cachaça despontam como algumas das receitas do ano. O que muita gente pode não saber é que para cada tipo deste tradicional doce de Natal existe um vinho ideal para tornar a celebração ainda mais marcante.
Alykhan Karim, CEO da Sonoma e sommelier dá algumas dicas de como combinar as duas delícias.
Panetone com frutas cristalizadas
Sucesso de outros muitos natais, a versão tradicional não perde espaço entre os consumidores brasileiros e de todo o mundo. Para ele, um vinho certeiro é o Porto Ruby, que sendo vinho tinto fresco e frutado, casa com perfeição com o pão doce - ainda mais se contiver ameixa e as famigeradas uvas passa, polêmica de todos os anos.
Chocotone
O chocolate em forma de gotas, recheio ou cobertura é outro sucesso entre os que amam panetone. Para ele, a harmonização ideal é por semelhança: um vinho tinto de clima quente, com graduação alcoólica alta e bom nível de açúcar residual para dar ainda mais destaque ao doce.
Vai brigadeiro no seu panetone? Não hesite em buscar variedades mais licorosas e adocicadas. Para chocolates mais amargos, vale ter ao lado uma taça de Porto.
Recheado de doce de leite
Panetones recheados com doce de leite combinam muito bem com vinhos fortificados e licorosos, que arredondam a sobremesa com notas amadeiradas.
Para os curiosos que querem expandir o conhecimento no mundo do vinho e suas harmonizações, as sugestões são , Tannat licoroso ou Banyuls (tipo de vinho fortificado feito no sul da França). Já para quem quer apostar no certeiro e sem complicações, um Porto Ruby cai muito bem.
Panetones salgados
É muito difícil definir um único vinho que vai bem com uma receita que pode variar tanto. Um tipo comum parece ser o panetone de queijo grana padano e salame ou carne curada.
"Então pensamos na harmonização da seguinte forma: como a receita vem da Itália, nada melhor do que vinhos da região para harmonizar - vinhos complexos e estruturados como o Barolo vai muito bem com a receita. Outra opção para combinar também seria um espumante prosecco", sugere Alykhan.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.