Topo

Cinnamon roll de goiabada

Guilherme Leme
Imagem: Guilherme Leme

360 min

12 porções

Médio

Ingredientes

Massa

  • 500 grama(s) de farinha de trigo
  • 200 grama(s) de leite condensado
  • 2 ovos
  • 60 grama(s) de manteiga sem sal (ponto pomada)
  • 20 grama(s) de leite em pó integral
  • 120 grama(s) de leite integral
  • 100 grama(s) de levain (fermento natural)
  • 4 grama(s) de fermento biológico seco (se não for usar o levain, use no total 10 gramas de fermento biológico seco)
  • 1 pitada(s) de sal

Recheio

  • 50 grama(s) de manteiga sem sal
  • Goiabada mole a gosto

Finalização

  • 140 de açúcar de confeiteiro
  • 50 de creme de leite leve (caixinha)

Modo de preparo

Massa

Bata no liquidificador, mixer ou fouet o leite condensado, leite e ovos. Coloque a mistura na batedeira e adicione a farinha, fermento biológico seco, leite em pó e sal. Comece a bater com o gancho.

Adicione o levain e sove por 5 minutos até obter uma massa lisa e homogênea. Adicione a manteiga em ponto de pomada aos poucos e sove por mais 5 minutos. Transfira a massa para uma vasilha, cubra com pano e deixe descansar a primeira fermentação por pelo menos 1 hora, em lugar quentinho. Espere dobrar de tamanho.

Depois do descanso, abra a massa com ajuda de um rolo num tamanho retangular. Sugiro 30x60, que rende 12 rolinhos de 5 centímetros. Passe 50 gramas de manteiga em ponto de pomada por toda a massa.

Recheio

Passe goiabada mole por toda a massa, sobre a manteiga, criando uma camada uniforme. Se tiver apenas goiabada de corte, dissolva essa goiabada em pedaços pequenos com um pouco de água, numa panela, em fogo baixo, mexendo sempre até chegar numa consistência cremosa.

Comece a enrolar a massa a partir da lateral maior, pressionando levemente pra obter um rolo. Como o recheio é mole, enrolar fica mais difícil, mas não impossível.

Finalização

Ao final você terá a massa toda enrolada como um rocambole. Com ajuda de uma espátula, faca ou linha, corte os rolinhos com 4 a 5 com de espessura. Nas minhas experiências o corte com a linha teve o melhor resultado. Faça marcações na massa para facilitar o corte.

Ajeite cada rolinho se amassarem após o corte e coloque-os numa forma antiaderente ou untada com manteiga com espaço entre eles para crescerem na segunda fermentação. Cubra com uma toalha ou plástico e deixe fermentar por umas 2 a 3 horas, até triplicarem de tamanho. Esse tempo pode variar de acordo com a temperatura ambiente. E se você fizer apenas com Fermento Biológico esse tempo será menor. Acompanhe de perto.

Quando chegarem no ponto, pré-aqueça o forno a 180 graus por 20 minutos. Leve a massa para assar por 20 a 25 minutos, até dourar no ponto que você gosta.

Atenção! O tempo pode variar (e muito) de acordo com seu forno. Depois de uns 20 minutos, fique de olho para não queimarem ou ressecarem demais. Enquanto os rolinhos assam, misture numa vasilha 140 gramas de açúcar de confeiteiro e 50 gramas creme de leite (usei aquele Creme de Leite Leve, de caixinha).

Depois dos cinnamon rolls assados, passe o glacê sobre os rolinhos ainda quentes. Coloquei a mistura num saquinho, cortei a ponta bem fininha e fui passando pra lá e pra cá. O efeito é incrível. Depois é só esperar esfriar um pouco e devorar com (ou sem) moderação.

Por Guilherme Leme, do Pão na Panela