Bolo de coco gelado
60 min
21 porções
Fácil
Ingredientes
Massa
- 1/2 xícara(s) de chá de leite (150 gramas)
- 2 colher(es) de sopa de vinagre de maçã
- 2 ovos
- 1/2 xícara(s) de chá de óleo (115 gramas)
- 1 xícara(s) de chá de açúcar (250 gramas)
- 1 xícara(s) de chá de farinha de trigo (250 gramas)
- 1 colher(es) de chá de extrato de baunilha
- 1 colher(es) de sopa de fermento (12 gramas)
- 1 pitada(s) de sal
Recheio
- 1 lata(s) de leite condensado
- 1/2 xícara(s) de chá de leite de coco
- 1 pitada(s) de sal
- 2 colher(es) de sopa de coco ralado seco sem açúcar
Calda e montagem
- 1 lata(s) de leite condensado
- 1 xícara(s) de chá de leite bem cheia (300 gramas)
- 1 xícara(s) de chá de leite de coco (200 gramas)
- 1 xícara(s) de chá de coco ralado seco sem açúcar
Modo de preparo
Massa
Unte uma forma retangular de 20cm por 30cm com manteiga e farinha. Ligue o forno a 180 graus.Em um bowl pequeno, junte o leite e o vinagre e misture. Espere uns 5 minutos até que a mistura engrosse um pouco. Isso vai ajudar o bolo a ficar bem fofinho!
Em outro bowl maior, junte, ovo, baunilha, óleo e a mistura de leite com vinagre e açúcar. Bata com um fouet (batedor de arame) até que tudo esteja homogêneo.
Adicione a farinha, o sal e o fermento e bata apenas até que não haja pedaços na mistura. É importante não bater muito nesse passo para o bolo não solar.
Asse o bolo por 20 minutos ou até que seu palito saia sequinho.
Recheio
Em uma panela, junte todos os ingredientes e cozinhe como um brigadeiro. O ponto certo é cerca de 2 minutos após a fervura, quando levantar a colher e, ao deixar o brigadeiro pingar no restante da panela, ele formar uma espécie de montanha. Reserve.Calda e montagem
Espere o bolo e o brigadeiro esfriarem para iniciar a montagem. Enquanto isso, misture o leite de coco, o leite condensado e o sal para formar uma calda.Corte o bolo ao meio na horizontal e coloque a base numa assadeira de 20 por 30 centímetro coberta com papel alumínio. Regue a parte com bastante calda e, na sequência, adicione o recheio uniformemente.
Cubra com o topo do bolo, faça furos com um garfo e regue generosamente outra vez, reservando um pouco para o dia seguinte. Coloque alumínio por cima do bolo e deixe descansar uma noite na geladeira para que toda a calda seja absorvida pela massa.
No dia seguinte, corte o bolo em 21 pedaços (ou quantos quiser). Molhe cada pedaço novamente (pode submergir em calda) e grude coco ralado em toda a superfície.
Embrulhe cada pedaço em papel alumínio e guarde na geladeira até a hora de comer. A validade é de cinco dias.