Topo

Panna cotta

40 min

5 porções

Fácil

A origem da panna cotta está até no nome: ela é mesmo uma criação italiana — mas não de uma italiana. Reza a lenda que uma cozinheira húngara resolveu dar um jeito no leite que sobrou de outras receitas com um docinho criativo, leve e, como sabemos, delicioso. Tudo isso aconteceu na área montanhosa de Langhe, ao norte da Itália, na região de Piemonte.

Aqui você aprende a receita original do pudim, que leva creme de leite, leite, gelatina, baunilha e açúcar. Para a calda, frutas vermelhas.

Ingredientes

  • 250 mililitro (ml) de creme de leite fresco
  • 50 mililitro (ml) de xícara de leite
  • 2 folha(s) de gelatina incolor
  • 1 fava de baunilha ou 1/2 colher de chá de extrato ou essência de baunilha
  • 50 grama(s) de açúcar

Calda

  • 500 grama(s) de frutas vermelhas
  • 200 grama(s) de açúcar

Modo de preparo

Mergulhe a gelatina em duas colheres de sopa de água e reserve.

Abra a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento com a ajuda de uma faquinha de ponta. Retire as sementes do interior da fava raspando com o lado cego da lâmina. Reserve as sementes e as favas.

Em uma panela pequena, misture o creme de leite, o leite, o açúcar, as sementes de baunilha e as favas. Leve ao fogo médio/baixo e cozinhe até o açúcar dissolver e sem deixar levantar fervura. Retire do fogo, deixe esfriar um pouquinho, drene bem a água da gelatina e junte ao creme. Dilua completamente a gelatina mexendo bem para incorporar.

Com uma concha, encha forminhas de alumínio de 100ml, caso queira que desenformar, e leve a geladeira por 6 horas ou de um dia para o outro.

Cerca de 10 minutos antes de servir, passe uma faca de ponta redonda e lâmina fina em torno do molde e vire no prato de servir. Caso não desenforme, coloque um pouco de água fervente em um recipiente e coloque o molde dentro por alguns segundos para esquentar apenas o fundo da forma, tente desenformar novamente..

A Panna cotta também pode ser servida sem desenformar dentro de potes de sobremesa, copos de vidro, taças ou potinhos de compota. Neste caso cubra com a calda já fria e depois da panna cotta ter se firmado completamente.

*Se for fazer com mais de 24 horas de antecedência, esteja ciente de que o resultado pode ser uma panna cotta um pouco mais firme.

Calda

Leve o açúcar e as frutas, se forem morangos devem ser picados, ao fogo por 5 a 6 minutos até formar uma calda. Espere esfriar e espalhe sobre a panna cotta.

Panna cotta Imagem: Salted

Receita de Salted

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Panna cotta - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Receitas de doces e sobremesas