5 macetes que aprendi ao fazer uma reforma sem sair do apartamento
Muita gente já sente um arrepio na espinha quando se fala em reformar morando em casa. E esse é um dos motivos em que a gente sempre deixa de fazer alguma mudança em casa que facilitaria nosso dia a dia.
Pensando nisso, reunimos nesta coluna do Tapa na Casa algumas dicas que aprendemos na marra nas reformas que fizemos em nosso apê. São macetes a observar para você encarar uma obra em casa numa boa (ou quase!).
1. Cronograma
Definir um cronograma das etapas da obra é fundamental para se organizar e ter em mãos a maior parte dos materiais que irá precisar em cada fase!
Se seu espaço é pequeno, mais necessário ainda, já que não poderá armazenar tudo de uma vez. Ter um projeto e a ajuda de um arquiteto ajuda muito nesse planejamento.
2. Proteja tudo!
Não economize nas lonas, fitas crepes e papelão pois eles serão seus maiores aliados. Além de proteger os armários, chão e portas, forre o chão do cantinho de obra e toda a passagem com papelão. Ah! Faça cortinas de lona para isolar o ambiente a ser reformado.
3. Cantinho da obra
O cantinho da obra é o lugar em que você vai guardar o material comprado, deixar as ferramentas e armazenar os itens que serão preservados. O ideal é que seja próximo ao ambiente que será reformado. E não lote esse cantinho de bagunça, ele precisa ser bem organizado, viu?
4. Defina o destino do entulho antes
O que será descartado precisa sair logo, principalmente, se você morar em apartamento ou numa casa pequena. Se for pouco entulho, já veja o ecoponto mais próximo. Se for muito, alugue uma caçamba antes de começar o quebra-quebra.
5. Tenha paciência
Obra é obra, não é mesmo? Então, seja paciente e foque no resultado. mesmo com tudo planejado, algo pode atrasar ou ter que ser adaptado. Ignore o pó, o barulho e, se precisar, viaje para algum lugar ou se hospede na casa de parentes ou amigos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.