O fenômeno Julia Fox: não conseguimos tirar os olhos deste ícone fashion
Desde os primeiros meses deste ano, o nome de Julia Fox se fez quase onipresente.
Conhecida inicialmente pela carreira de atriz, como no filme "Joias Brutas" (2019) ao lado de Adam Sandler, a ítalo-americana teve sua imagem transformada em um ícone de estilo ao redor do mundo — o que muitos creditam ao relacionamento relâmpago com Kanye West, referenciado também como um "divisor de águas" para que Kim Kardashian se tornasse uma das maiores referências de moda hoje, como junto a Balenciaga.
Particularmente, a primeira vez em que fui fisgado por Fox foi em fevereiro de 2022. Com os tão copiados olhos marcados com o delineado gráfico preto — que já somam 800 milhões de visualizações em tutoriais no TikTok, ela fazia sua primeira aparição oficial ao lado de Ye — como Kanye prefere ser chamado agora.
O look escolhido para essa grande estreia aos olhos dos paparrazzi era um all jeans, vestido por Julia e o rapper, e que agradava ao saudosismo imortal do traje usado por Justin Timberlake e Britney Spears no VMA, lá em 2001.
Impacto imediato
De acordo com a plataforma de busca global Lyst, as buscas pelas pantaboots da Diesel, usadas por Julia e que acompanhavam a jaqueta da Schiaparelli, aumentaram 85% em 24 horas depois que ela desfilou com as calças fundidas às botas.
Foi neste exato momento em que a atriz despertou o interesse das grandes casas de moda. Ao surgir ao lado de Kanye West, se tornou impossível tirar os olhos dela. Ou melhor, do que ela vestia.
Ainda na Semana de Moda de Paris, o novo casal favorito do show business atraiu a atenção de todas as câmeras ao chegar no desfile de Alta-Costura da Schiaparelli.
Para este evento, mais uma vez Julia e Kanye combinavam looks, embora dessa vez com uma dose de fetichismo. Fox vestia couro praticamente dos pés à cabeça. O visual assinado pelo diretor criativo Daniel Roseberry era um vestido com molde de espartilho em material envernizado.
Já os acessórios usados por ela eram as desejadas criações em metal do designer, como os brincos volumosos e a bolsa que imita a aparência de um cadeado em tamanho extra largo.
Daí pra frente, fomos apresentados constantemente ao mundo cheio de couro e sensualidade de Julia Fox. Sua marca registrada na moda até agora.
As tendências na "vida real"
O namoro com Kanye West não foi para frente, mas Julia Fox se arrisca para continuar a ocupar o posto de referência fashion. Quando sai para jantar, parece recrutar fotógrafos para que registrem o que ela está usando: na maior parte das vezes com couro e explorando ao extremo tendências que surgem entre famosas e influenciadoras.
Desde calcinhas à mostra até as balaclavas cobrindo o rosto — desde que deixem sua maquiagem geométrica à mostra. É como se as tendências que vamos nas passarelas, e chamam a atenção, ganhassem vida.
Muitos podem até pensar: "quem sai assim de casa?" ao ver a atriz com looks à la dominatrix. De fato, quase ninguém. Justamente por isso ela se sobressai. Uma dose de extravagância depois de tanto tempo acostumados ao conforto.
Esses, na verdade, acabam por ser como muitos de nós gostaríamos de sair de casa. Até mesmo para ir no supermercado, como fez Julia ao aparecer de calcinha e sutiã, acompanhados de um blazer a botas de cano alto. Tudo pensado pela própria personalidade em conjunto com a sua stylist, Briana Andalore. Parceiras de trabalho há 15 anos.
"Tudo que Julia faz definitivamente é uma forma de arte", disse Briana uma vez em entrevista a "Dazed". "Acho que é assim que o cérebro dela funciona. É tudo uma questão de criar, e estamos sempre fazendo ou criando algo, mesmo quando estamos sentados na sala conversando e mostrando fotos ou referências uma para a outra".
A tela em branco para novos talentos
A imersão no mundo da Schiaparelli e da Diesel fez com que Julia Fox ganhasse relevância no mundo da moda. Afinal, não é todo mundo que veste essas roupas, ou acompanha o desfile da Versace da primeira fila e comparece a festa pós-Oscar, da Vanity Fair, com um vestido da Han Kjøbenhavn que "se estrangula" — com direito a uma bolsa feita de cabelo humano.
No entanto, ouso dizer que o maior momento fashion da atriz acontece agora.
Ciente da sua relevância, a estrela faz de suas aparições uma tela em branco para colocar luz sob novos estilistas.
"Minha equipe de publicidade dizia [sobre os looks]: 'Eles são um pouco editoriais demais', 'É muito sexy. É provocativo demais'", contou a atriz ao "The Cut". "Eu estava tipo, ok, acho que tenho que ser mais Hollywood e mais sem graça. Mas f***-se essa narrativa se eu quiser aparecer e usar coisas malucas — que é o que eu quero usar".
E assim ela vem fazendo. Entre alguns dos exemplos estão: o sutiã em formato alado da marca SEKS e o látex vívido da estilista Sia Arnika.
Ainda mais recentemente, um look que trouxe de volta a tendência do groutfit — quando a cor cinza forma um visual monocromático. Uma cortesia do estilista Alejandre, que também já chamou a atenção da cantora britânica Dua Lipa e aposta em decotes inusitados, como amarrações na parte traseira.
Há quem diga que Julia Fox procura por atenção. Nas palavras dela: "Se os paparazzi vão me flagrar, eu posso fazer o melhor que puder. Sinto que estou prestando um serviço para o povo", disse à "People".
Na mesma entrevista, a atriz é tão ousada em suas respostas quanto nos seus looks. Quando questionada sobre qual seu objetivo em se tornar uma celebridade, ela afirma: "Dinheiro". Ao ser pressionada sobre o "sentido" da resposta, ela enfatiza: "Apenas dinheiro. Não é esse o objetivo de todos?".
Na minha opinião, Julia Fox torna a missão de tirar os olhos dela quase impossível. Editoriais os quais estamos acostumados a ver em revistas ganham "vida" nas ruas com os looks usados por ela. Na moda, é preciso ser autêntico — e até mesmo "chocante" — para se tornar memorável.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.