Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Cobasi e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em agosto de 2022

Reescrevendo vidas

Há muitas maneiras de ajudar um animal abandonado e mudar sua trajetória para melhor

oferecido por Selo Publieditorial

Adotar um animal vai muito além de garantir comida e teto. Trata-se de reescrever sua história.

Um cão ou gato que estava abandonado, sem os cuidados necessários, de repente se vê envolto por amor e carinho. Uma transformação que muda não somente sua vida, mas as de seus tutores e todos ao seu redor.

João Vicente, por exemplo, cresceu cercado de cachorros na fazenda de sua família. Seu tio o ensinou a amar os animais. Quando criança, João chegava a chorar quando via um cão abandonado na rua, mas ainda não fazia muita ideia de como ajudá-lo.

Passei por um processo pelo qual muitas pessoas passam. O de gostar muito de animais, de entender que o abandono de cães e gatos é muito grave, mas não saber exatamente o que fazer.

João Vicente, Ator, apresentador e roteirista

Toda ajuda é bem-vinda

Hoje, o ator, apresentador e roteirista é embaixador da ONG AMPARA Animal. Na entidade, aprendeu a atuar na prática em prol da causa animal e descobriu que existem muitos jeitos de contribuir.

Porque a adoção não é a única atitude possível. Mesmo quem não tem condições ou ainda tem dúvidas sobre adotar um pet pode fazer a sua parte. Seu tempo, por exemplo, vale muito: já pensou em visitar uma ONG no final de semana e levar alguns cachorros para passear? Pode parecer pouco, mas é um ato de generosidade que traz felicidade para os animais.

Você também pode fazer contribuições financeiras para ONGs, e não necessariamente de um valor alto. Qualquer ajuda é bem-vinda. Isso vale também para alimentos e itens de higiene e bem-estar. Pode ser um cobertor para aquecer e aconchegar um animal no frio, uma roupa ou um brinquedinho para distrai-lo, não importa!

Adotar é um dos maiores atos que você pode fazer para minimizar aquilo que já foi causado (o abandono de animais)

João Vicente, Ator, apresentador e roteirista

Cobasi

Reescrevendo histórias a partir da adoção

Ações ao seu alcance

Veterinários podem se voluntariar para oferecer tratamento gratuito para os pets, e outra opção que nem todos conhecem é a de oferecer um lar temporário para o animal. Ele fica na sua casa, sob os seus cuidados, até ser adotado definitivamente.

São muitos os caminhos para contribuir com a causa animal! Basta se informar para conhecer as ações que estão ao seu alcance.

O Cobasi Cuida, por exemplo, é a iniciativa social da Cobasi. É uma plataforma que traz mais consistência e visibilidade para as iniciativas realizadas pela marca. Que são muitas, cada vez mais diversificadas e com o apoio de parceiros de várias regiões do país.

É o chamado "ciclo completo de cuidado", que inclui ações como adoção em lojas da marca, megaeventos de adoção, doação e arrecadação de mantimentos e refeições, campanhas de agasalho pet no inverno, assistência em desastres ambientais, arrecadação de notas fiscais, controle populacional, projetos em parceria com prefeituras e educação por meio de conteúdos publicados no blog, YouTube, Instagram e Facebook da marca.

Confira histórias sobre como a adoção mudou a trajetória de vida de pets e seus tutores no blog da Cobasi e pela websérie "Eu Escolhi Adotar".

Topo