Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Kuat e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em Maio de 2023

Padaria com sabor de casa

Pão-de-Coco, Maria Bonita, Lampião e um mural de fotos afetuosas são algumas delícias da Evandro Delicatessen

oferecido por Selo Publieditorial

"Minha mãe já dizia: quer viver bem, tenha bons vizinhos e bons amigos". Seguindo os ensinamentos da mãe, ele gosta mesmo de fazer amizade. Mal espera o cliente passar pela porta e já vai recebê-lo com um sorriso. O nome dessa simpatia é Francisco Evandro Gomes Costa, mas todo mundo chama ele de Evandro. Ele é o típico cearense boa praça, que gosta tanto de contar piada que hoje faz isso num programa de rádio local. Evandro costuma dizer que nasceu com 1,90m, mas dançou tanto forró que ficou com 1,50m. Além de conversador e piadista, ele é o dono da Evandro Delicatessen, onde o gostinho do país Fortaleza combina com Kuat.

Durante 33 anos, Evandro trabalhou na padaria de um português até que em 2008 o dono faleceu. Ele continuou trabalhando com a família do antigo dono até 2012, mas o negócio fechou. Estimulado pela própria filha, Evandro então decidiu abrir a própria padaria, literalmente em casa, e herdou os clientes do antigo patrão. Deu tão certo que ele acabou alugando a casa vizinha para se estruturar melhor. Hoje, já são duas unidades em Fortaleza: a primeira na Rua Carlos Vasconcelos, 2569, em Aldeota e a outra, administrada por um dos filhos, na Rua Equador, 1856, na Maraponga.

Sabor de generosidade

Em 2018, o Pão-de-Coco da Evandro Delicatessen foi eleito o melhor de todo o Estado do Ceará. Pelo menos duas razões explicam esse sucesso: a quantidade e a qualidade do coco e o olho generoso do dono. Na Evandro, a iguaria é redonda, diferente do formato de bengala que é como todo mundo costuma fazer na cidade. Além disso, essa delícia serve até quatro pessoas e vai bem com sucos de frutas e café-com-leite, mas segundo ele uma das opções mais pedidas para acompanhar é Kuat.

No país Fortaleza, o Pão-de-Coco é uma tradição que vai bem no café-da-manhã, como lanche no meio ou no final da tarde. No cardápio da Evandro Delicatessen, ele vai além disso. Evandro explica que Pão-de-Coco tradicional costuma ser puro - apenas com o coco na massa e na cobertura -, mas que na sua delicatessen é possível escolher entre os recheios de carne-de-sol bovina, suína, frango, carne moída, queijo, queijo e presunto e até quatro queijos - coalho, mussarela, catupiry e requeijão -. As sopas e caldos de peixe, carne e frango, macaxeira com carne-de-sol e costelinha também fazem muito sucesso por lá. A fartura de opções, no entanto, não para por aí.

O cangaço na mesa

Acredite: apesar de todo esse sucesso, o Pão-de-Coco não é a estrela principal da Evandro Delicatessen. O carro-chefe é o Maria Bonita, prato que leva cuscuz, carne moída, ovo e cheiro verde. Quando Maria Bonita é acompanhada por uma fatia de queijo coalho assado, o nome muda para Lampião. "Quando o pessoal pede eu nem preciso lavar o prato porque eles comem é tudo", revela Evandro orgulhoso e às gargalhadas. Cada um desses dois pratos serve bem uma pessoa, diferente do Pão-de-Coco que pode ser compartilhado entre amigos e, principalmente, entre famílias. Só durante a Semana Santa, a Evandro Delicatessen vendeu 5.888 Pães-de-Coco.

"Meu Pão-de-Coco é coco no pão porque eu boto bastante coco mesmo. Aqui, o pessoal só faz panetone no Natal e pão de coco na Semana Santa, mas a minha Semana Santa aqui é de 1o de janeiro a 31 de dezembro. Temos Pão-de-Coco todos os dias", revela o dono. Como a delicatessen está em uma região muito residencial, diariamente, às 18 horas, há uma fila de pessoas à espera da principal fornada do dia. Além disso, vem gente de outras localidades como Eusébio e Caucaia e até do Rio Grande do Norte atrás do Pão-de-Coco de Evandro.

Mural de amigos

"Todos os clientes que eu tenho eu herdei da padaria em que eu trabalhava e eu costumo dizer aos meus funcionários que quem paga não sou eu, eu só tô administrando, então atendam bem", orienta. A Evandro Delicatessen funciona de 6h às 20h, de segunda a sexta e de 6h às 12h aos sábados e domingos. O lugar é muito frequentado por famílias que juntam as mesas em datas especiais e por pessoas que costumam praticar atividade física na praia de Iracema aos finais-de-semana, que fica a apenas cinco quarteirões de distância.

Com tanta gente vindo todos os dias e às vezes de tão longe, Evandro criou uma forma de eternizar os afetos. A delicatessen conta com um mural só com fotos dos clientes. "Às vezes o cliente vem, vê o mural e diz 'olhe: eu não tô aqui, não venho mais não'. Eu digo 'peraí!'. Faço a foto, mando revelar, boto na moldura e pronto", conta o dono da parede. Hoje são mais de 5.700 fotos com imagens dos clientes que vêm de todos os lugares. Para fazer parte dessa galeria, basta ir lá na Aldeota e procurar o Evandro. Além do Pão-de-Coco, da Maria Bonita e do Lampião, conversar com o dono é uma delícia à parte e tudo isso vai bem com Kuat.

Conheça a Evandro Delicatessen

Endereço: Rua Carlos Vasconcelos, 2169, Aldeota, Fortaleza/CE

Ver mapa

Topo