Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Shopee e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em maio de 2024

A gigante do Live Commerce

Inovação de venda da Shopee beneficia pequenos e médios empreendedores e grandes marcas; entenda como funciona

oferecido por Selo Publieditorial

A ferramenta de live commerce no aplicativo da Shopee está revolucionando a forma de vender online. As mais de 40 mil lives já realizadas totalizaram visualizações que ultrapassaram 700 milhões e geraram quase um trilhão de minutos de conteúdo assistidos. Além disso, os vídeos já acumularam mais de 8 bilhões de likes e mais de 30 milhões de comentários.

Com as maiores taxas de engajamento da nossa plataforma, o ecossistema de lives pode favorecer o comércio eletrônico do Brasil em larga escala, tanto em vendas como na construção de comunidades. O live commerce tem o potencial de transformar o varejo online aproximando vendedores e usuários do app por meio da tela do celular.

Rodrigo Farah, Head de Brand e Live Commerce da Shopee

O recurso está disponível para mais de 100 mil vendedores no aplicativo e permite a transmissão ao vivo no próprio perfil para promover a loja e os produtos diretamente aos seguidores. É possível ganhar exposição, construir uma comunidade de usuários em torno da marca e mostrar mais detalhes e funcionalidades do produto. Isso leva ao aumento de tráfego da loja e, consequentemente, incremento das vendas.

"O conceito de lives em si não é novo, mas as lives agora transmitidas no próprio aplicativo de vendas estão revolucionando a forma de se comprar online. O live commerce da Shopee oferece uma experiência de compra end to end, ou seja, o espectador pode assistir às transmissões e ir até o carrinho para finalizar a compra sem parar de assistir, algo que não ocorre quando a transmissão ao vivo é feita na maioria das redes sociais, por exemplo", esclarece Farah. Outra inovação é que os mais de 2 milhões de afiliados que ganham comissão ao indicar produtos da Shopee agora também podem fazer lives para aumentar seus resultados.

Com as lives, compradores podem conversar com o lojista e afiliado em tempo real para saber mais sobre os produtos. "A ferramenta humaniza a experiência de compra online, porque aproxima e aumenta a conexão do vendedor e consumidor, como se ele estivesse dentro da loja, olhando no rosto da pessoa que está oferecendo o produto", explica Farah. Os vendedores, por sua vez, conseguem entender melhor as necessidades do seu público e criar uma experiência de compra aprimorada.

Outros diferenciais da Shopee, que conta com tecnologia própria para realizar as transmissões, é o oferecimento de cupons e benefícios exclusivos aos usuários, além de combinar vendas com entretenimento. Para aumentar a divulgação, a marca organiza maratonas e lives no próprio perfil, que contam com a participação de convidados influenciadores e artistas.

A integração de vendas e entretenimento em tempo real cria uma experiência única que vai além do simples ato de comprar, proporcionando aos consumidores uma forma divertida e envolvente de descobrir e adquirir produtos. E essa aceitação do público está estampada nos resultados: vendedores têm experimentado um aumento significativo nas vendas - alguns relatando aumento de até 600% no tráfego de suas lojas e crescimento de 500% de vendas comparado a um dia sem transmissão ao vivo. É devido a tamanho sucesso que grandes marcas fazem lives com frequência, como Nintendo, Colgate, Nivea, Cacau Show, entre outras.

Maratonas para mais engajamento e desempenho

Em 15 de março deste ano, a plataforma bateu o recorde de sessões de live commerce com a realização de maratona de transmissões simultâneas, com mais de mil Shopee Lives no perfil de pequeno e médio lojistas brasileiros e grandes marcas, como Oikos e Salon Line, em um único dia. Foram mais de 11 milhões de visualizações e mais de 520 mil comentários.

Todos os lojistas habilitados para uso da ferramenta receberam cupons de descontos de 50% off limitado a R$10,00, disponíveis para oferecer aos consumidores durante a apresentação. A Shopee também exibiu transmissões em seu próprio perfil no aplicativo, com destaque para a apresentada pela influenciadora e embaixadora digital da marca Viih Tube, que gerou mais de 300 mil visualizações.

As transmissões feitas dentro do perfil da Shopee com convidados especiais servem para proporcionar mais conhecimento do live commerce para os consumidores e ainda gerar fluxo para a ferramenta no app.

Rodrigo Farah, Head de Brand e Live Commerce da Shopee

Farah conta que a ferramenta é muito intuitiva: é possível passar para a próxima live apenas rolando o dedo na tela do smartphone, de forma rápida. A iniciativa das maratonas surgiu após um ano de funcionamento da ferramenta na plataforma. A primeira, em fevereiro de 2023, contou com 12 horas de transmissões ao vivo simultâneas e reuniu mais de 50 vendedores e influenciadores. No encerramento, consumidores puderam conferir uma sessão especial de stand-up comedy com o humorista Rafael Cortez.

Em alguns horários, foram mais de 10 transmissões ocorrendo ao mesmo tempo, com várias comunicações feitas pela Shopee no aplicativo para aumentar o tráfego das lives e alavancar vendas. Como resultado, a média de pedidos foi 236% maior durante as transmissões em comparação com uma semana comum, com mais de 12 milhões de visualizações nas transmissões de vendedores e grandes marcas.

Após o sucesso da primeira edição, novas maratonas foram programadas. Em maio de 2023, ocorreu a segunda edição com 35% de aumento no número de lives, mais de 70 transmissões ao longo do dia e cerca de 80 horas totais assistidas. O encerramento contou com o Showpee, um show exclusivo da dupla sertaneja Marcos & Belutti.

Outro evento épico ocorreu em 11 de novembro do mesmo ano (11.11), com participação da cantora Wanessa e do influenciador Lusca. Foram mais de 450 lives em 12 horas consecutivas, que alcançaram mais de 10 milhões de visualizações e 80 milhões de likes em todas as sessões.

Diversidade de ferramentas

Para os vendedores e afiliados que querem se aventurar no universo de lives, a Shopee oferece treinamentos e uma página de dúvidas na central de educação do vendedor, além de compartilhar as melhores práticas para entregar o máximo de qualidade para os espectadores em suas transmissões. A empresa também criou um time de controle de qualidade que assiste as lives e analisa os comentários 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O acesso pelo lojista é fácil: basta possuir um celular ou computador com câmera. O ideal é montar uma programação e possuir uma boa conexão com a internet. "Recomendamos para cada vendedor fazer ao menos cinco lives, pois é um bom número para ele conhecer melhor o público que quer vender e efetivamente gerar impacto nas vendas", orienta Farah.

Para o vendedor se sentir mais seguro e confiante, a Shopee permite a criação de "lives teste", que simulam o que vai acontecer ao vivo. Também é possível configurar a transmissão para torná-la a mais dinâmica e atraente possível ao consumidor e, assim, aumentar o tempo médio assistido.

Entre as configurações existentes, é possível selecionar mais de 200 produtos para disponibilizar na live e criar e compartilhar lembretes para redes sociais ou WhatsApp com até 60 dias de antecedência. Em caso de transmissões ao vivo recomendadas pela Shopee ou de lojas que um espectador segue, a programação estará disponível na página Shopee Live presente no aplicativo da plataforma.

Caso de sucesso

Entre as marcas que conquistam resultados expressivos com as lives da Shopee, a Oikos se destaca. Pedro Bonvivant, líder de conteúdo Live Commerce da Oikos, afirma que as transmissões possuem em média 247 mil visitantes únicos por mês e já conquistaram mais de 200 mil seguidores: "Começamos com as lives em abril do ano passado e o faturamento de 2024, ainda em abril, já representa cerca de 60% do faturamento de 2023".

Para a empresa, as lives são a melhor forma de unir a consciência de marca do público com o faturamento. "O e-commerce é difícil por não ter um vendedor que consegue sentar do lado do cliente e explicar o produto, mas com o Live Commerce a gente consegue passar a identidade da marca e gerar uma conexão com clientes que passam até a defendê-la", explica Ângelo Di Mango, head de negócios digitais da Oikos.

Di Mango orienta que é preciso planejamento para criar uma comunidade mais forte entre os consumidores. Pedro Bonvivant, que já é influenciador e possui notoriedade na vida pessoal, dedica-se exclusivamente para as lives na Oikos. "O foco é basicamente entretenimento e a venda vem como consequência", conta Di Mango, que exemplifica: "Criamos personagens específicos que aparecem algumas vezes para deixar as exibições mais dinâmicas e divertidas e, eu, inclusive, sou um deles, o Chefinho".

Para Vivant, que apresenta as lives, ser autêntico é muito importante, além de saber lidar com os improvisos ao vivo. "Já quebramos utensílio durante a transmissão e levamos na diversão, fizemos as pessoas rirem, porque ao vivo pode acontecer qualquer coisa; o importante é ser verdadeiro e entrar na brincadeira", afirma o líder de conteúdo.

Vivant também conta que a marca está sempre presente na plataforma - participam de todas as maratonas, o dia todo, e realizam três lives fixas por semana. Além disso, sempre ficam atentos com os assuntos que estão em alta para relacionar com os produtos: "Ano passado teve o lançamento do filme da Barbie e fizemos uma live só de itens rosa, além do Dia das Mães, quando trouxemos minha mãe e avó para a transmissão".

Como resultado, a Oikos já alcançou por meses o Top 3 de vendas na Shopee e conquistou seguidores fiéis que ajudam até mesmo a responder dúvidas e comentários de outros consumidores durante as lives. "Temos clientes que assistem todas as transmissões e que se autointitularam oikolovers, mudando inclusive o nome do usuário no seu perfil", afirma Bonvivant.

Segundo os representantes da Oiko, saber utilizar as ferramentas nos momentos certos também faz toda a diferença. Di Mango conta que a enquete é muito importante para descobrir as preferências dos clientes, melhorando as lives e os produtos oferecidos: "Conseguimos descobrir, por exemplo, que eles preferem muito mais a panela preta, enquanto o mercado diz que a panela vermelha vende mais".

Criar boas táticas para o uso de cupons, sorteios e, principalmente, moedas de troca, também atrai muitos clientes. "Saber disponibilizar as moedas em momentos certos ajuda a manter a audiência do espectador e concentrar a atenção no produto que queremos ofertar por mais tempo", esclarece Vivant. Essas e outras estratégias permitem uma conexão mais direta e personalizada, aumentando a fidelidade dos clientes e impulsionando as vendas.

Triunfo das lives de skincare

A Kokeshi Cosméticos é outra marca que conquista excelentes resultados com as lives na Shopee. Logo na sua primeira transmissão já recebeu nada menos do que 23 milhões de curtidas. A quantidade de seguidores saltou de 50 mil no início das lives para 177 mil atualmente, com consumidores de diversos lugares do país que acompanham fielmente as sessões da marca.

"A Shopee elevou o alcance da Kokeshi em nível nacional", afirma Susana Carvalho de Souza, sócio-administradora da marca. Ela conta que estão na plataforma desde 2020 e começaram a apostar nas exibições ao vivo em 2023, quando contrataram a influenciadora de skincare Joyce Vignochi e fecharam datas certas de lives durante todo o ano.

Em poucas horas de transmissão, os vendedores relatam que percebem um faturamento equivalente a dois dias de vendas. Em fevereiro, os dias de live representaram um aumento de 200% quando comparado a dias sem a ferramenta. Os números gerais também cresceram em março e abril, possivelmente atribuídos à dimensão que a marca passou a ter.

Com os produtos fabricados no interior de São Paulo e a fama de inovar com os cosméticos "Pele de Porcelana", à base de arroz, a Kokeshi também se dedica ao planejamento das lives. Realiza um preço diferenciado para as sessões ao vivo e aposta em dias estratégicos: feriados, domingos, segundas ou terças. As transmissões na Black Friday e no Dia do Consumidor também foram ótimos picos para a loja.

Topo