Entre as marcas que conquistam resultados expressivos com as lives da Shopee, a Oikos se destaca. Pedro Bonvivant, líder de conteúdo Live Commerce da Oikos, afirma que as transmissões possuem em média 247 mil visitantes únicos por mês e já conquistaram mais de 200 mil seguidores: "Começamos com as lives em abril do ano passado e o faturamento de 2024, ainda em abril, já representa cerca de 60% do faturamento de 2023".
Para a empresa, as lives são a melhor forma de unir a consciência de marca do público com o faturamento. "O e-commerce é difícil por não ter um vendedor que consegue sentar do lado do cliente e explicar o produto, mas com o Live Commerce a gente consegue passar a identidade da marca e gerar uma conexão com clientes que passam até a defendê-la", explica Ângelo Di Mango, head de negócios digitais da Oikos.
Di Mango orienta que é preciso planejamento para criar uma comunidade mais forte entre os consumidores. Pedro Bonvivant, que já é influenciador e possui notoriedade na vida pessoal, dedica-se exclusivamente para as lives na Oikos. "O foco é basicamente entretenimento e a venda vem como consequência", conta Di Mango, que exemplifica: "Criamos personagens específicos que aparecem algumas vezes para deixar as exibições mais dinâmicas e divertidas e, eu, inclusive, sou um deles, o Chefinho".
Para Vivant, que apresenta as lives, ser autêntico é muito importante, além de saber lidar com os improvisos ao vivo. "Já quebramos utensílio durante a transmissão e levamos na diversão, fizemos as pessoas rirem, porque ao vivo pode acontecer qualquer coisa; o importante é ser verdadeiro e entrar na brincadeira", afirma o líder de conteúdo.
Vivant também conta que a marca está sempre presente na plataforma - participam de todas as maratonas, o dia todo, e realizam três lives fixas por semana. Além disso, sempre ficam atentos com os assuntos que estão em alta para relacionar com os produtos: "Ano passado teve o lançamento do filme da Barbie e fizemos uma live só de itens rosa, além do Dia das Mães, quando trouxemos minha mãe e avó para a transmissão".
Como resultado, a Oikos já alcançou por meses o Top 3 de vendas na Shopee e conquistou seguidores fiéis que ajudam até mesmo a responder dúvidas e comentários de outros consumidores durante as lives. "Temos clientes que assistem todas as transmissões e que se autointitularam oikolovers, mudando inclusive o nome do usuário no seu perfil", afirma Bonvivant.
Segundo os representantes da Oiko, saber utilizar as ferramentas nos momentos certos também faz toda a diferença. Di Mango conta que a enquete é muito importante para descobrir as preferências dos clientes, melhorando as lives e os produtos oferecidos: "Conseguimos descobrir, por exemplo, que eles preferem muito mais a panela preta, enquanto o mercado diz que a panela vermelha vende mais".
Criar boas táticas para o uso de cupons, sorteios e, principalmente, moedas de troca, também atrai muitos clientes. "Saber disponibilizar as moedas em momentos certos ajuda a manter a audiência do espectador e concentrar a atenção no produto que queremos ofertar por mais tempo", esclarece Vivant. Essas e outras estratégias permitem uma conexão mais direta e personalizada, aumentando a fidelidade dos clientes e impulsionando as vendas.