Invista tempo aqui, pois sua saúde mental e física depende de um bom escritório em casa. Nós passamos várias horas do dia produzindo no home office e isso pede boa ergonomia e iluminação.
Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.
Você precisará instalar uma coisa ou outra.
Se prepare para despender alguns dias trabalhando nisso. Vai valer a pena!
Coloque tudo na ponta do lápis, pois aqui precisará investir um pouco mais.
Invista tempo aqui, pois sua saúde mental e física depende de um bom escritório em casa. Nós passamos várias horas do dia produzindo no home office e isso pede boa ergonomia e iluminação.
Aproveite a mesa que já tem ou invista em uma com bom tamanho. Se a escrivaninha tiver menos de 90 cm de largura, como boa parte dos modelos prontos, terá espaço apenas para o computador e um caderno. Que tal adaptar pequenas mesas de refeição (5).
Na hora de posicioná-la, evite colocá-la logo abaixo da janela. A luz que vem de fora vai incidir diretamente no seu olho e atrapalhar sua visão da tela (e você vai ter que investir em cortinas ou persiana black-out).
Como todos estamos trabalhando em casa, as vendas de cadeira de escritório aumentaram muito no primeiro semestre de 2020. Os preços acompanharam a demanda e dispararam. Se você não quer investir agora na cadeira dos seus sonhos, talvez possa utilizar modelos alternativos, com braço e boa altura. Na foto, a combinação de mesa de madeira (6) e cadeira de plástico (7) é moderna descontraída.
O móvel de apoio pode ser uma estante (8), uma mesinha (9) ou até um carrinho de churrasco (10)! - bem versátil e portátil. Você precisa desse móvel para acomodar pastas, organizar cadernos e materiais de escritório e deixar à mão uma garrafa térmica (11), uma cafeteira (12) ou chaleira térmica (13) e petiscos (14), (com frutas secas, por exemplo) - parece um detalhe, mas ajuda muito na produtividade. As estantes podem ser de plástico ou madeira. Se você tiver habilidades com a furadeira (15), pode aproveitar as paredes para colocar prateleiras (16) na parte acima da mesa.
Escritórios pedem luz branca. Há muitas opções de lâmpadas de LED (17) (que além de durar mais, consomem menos energia). Elas podem ser usadas em luminárias ou em Plafons (18) - aliás, mudar os Plafons é uma forma de fazer o espaço parecer renovado com pouquíssimo esforço.
A arquiteta Gabriela também recomenda que você personalize o espaço para ajudar na sua criatividade, inspiração e planejamento. Quadros temáticos ou placas com planners podem ser facilmente instalados com pregos ou parafusos, dependendo do peso da peça escolhida.
Ainda para personalizar o seu espaço, experimente ter a companhia de uma planta. Não é mito: trazer o verde para dentro de casa aumenta a produtividade e a sensação de felicidade. Que tal escolher uma mini-espada de São Jorge? Em 1989, ela figurou em uma lista de pesquisa da Nasa como uma espécie que absorve componentes tóxicos do ar. Coloque o vaso em um cachepô (19) colorido para arrematar.
Faça uma revisão da papelada que você guarda em casa. Ao mexer nas gavetas, você descobrirá manuais de aparelhos que nem existem mais, comprovantes de pagamentos apagados pelo tempo, extratos de banco, rascunhos, tampas de caneta (além de canetas que já não funcionam?) e outras coisas que você esqueceu de jogar fora. Esse é o momento! O que tiver que ser guardado vai para caixas organizadoras (20). Você pode etiquetar e deixar em prateleiras altas ou no maleiro do guarda-roupa se não precisa consultar no dia-a-dia. Depois desse exercício, que pode durar um dia inteiro (ou até mais), com certeza, seu home office parecerá maior. Não se esqueça do cestinho de lixo (21) para os papéis perto da mesa. E, importante: coloque um organizador de fios (22) caso use desktop e outros aparelhos. (Pode acreditar: esse organizador de fios ajuda MUITO).
Não tem tomadas suficientes na área de home office? A solução para quem não quiser quebrar as paredes são os conduítes industriais (23). Eles ficam aparentes e você até pode pintá-los da cor que combina com seus móveis ou parede. As tomadas USB (24), também são muito práticas pois dispensam a fonte dos carregadores.