Observar a circulação e trocar os móveis de lugar foi a nossa primeira dica. Mas a arquiteta Gabriela complementa algumas sugestões:
Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.
Você precisará instalar uma coisa ou outra.
Você pode levar algumas horas, talvez um dia inteiro
Coloque tudo na ponta do lápis, pois aqui precisará investir um pouco mais.
Observar a circulação e trocar os móveis de lugar foi a nossa primeira dica. Mas a arquiteta Gabriela complementa algumas sugestões:
Mesmo que você não tenha muita habilidade com os pincéis, pode mudar a cor de uma das paredes. Se você tem um sofá em tom neutro, pode ousar na cor da parede atrás dele, escolhendo uma tonalidade mais marcante. Tons complementares a este podem estar em almofadas e outros objetos da decoração. Dependendo da sua ousadia e da mudança que você quer fazer, é possível escolher móveis plásticos coloridos para trazer ainda mais jovialidade nessa composição, como você verá a seguir.
Quando você muda o sofá, a sala se transforma. Essa é a peça que define esse espaço. Prefira sofás com alta durabilidade e acabamento neutro (32). A ousadia você deixa para as poltronas (33), que podem ser coloridas. E, como ensina a arquiteta Gabriela, não tenha medo de combinar diferentes materiais como o plástico e a madeira.
A combinação também vale se você estiver pensando em trocar a estante - ou complementá-la. Existem nichos (34) que, compostos, podem criar uma parede inteira para seus livros ou objetos - ou, dependendo de como forem empilhados, se transformam em um móvel mais baixo. Sem portas, eles permitem deixar à mostra tudo que você tem. Assim, você se acostuma a não amontoar coisas sem uso.
A tendência de intensificar o uso de plantas na decoração chama-se Biofilia. Ela se fortaleceu com o nome de Urban Jungle (floresta urbana) em 2018, mas em 2020, com a pandemia , virou quase uma necessidade vital. Muitos europeus disseram que as plantas os ajudaram a compreender a passagem do tempo, nos dias de severo lockdown. Para fazer a sua Urban Jungle, você precisa apenas selecionar as espécies (de diferentes tamanhos) adequadas para área interna. Lembre que todas elas pedem um banho de sol (pela manhã) uma vez por semana e que todas gostam de luz natural - portanto, quanto mais perto elas estiverem da janela melhor). Algumas sugestões: Lírio da paz, espada-de-São Jorge, Asplênio, Samambaia, Pacová, Ráfia e orquídeas. Use cachepôs práticos e duráveis - alguns deles têm rodinhas (36) para ajudar você a levar a planta semanalmente para perto da luz, outros são vasos auto-irrigáveis (37) (as plantinhas recebem a água mesmo que você esteja sem tempo de regar).
Um último toque de personalização na sala: um belo arranjo de quadros. Para fazer o seu, considere algumas regras simples: 1) é bacana escolher quadros com tamanhos e molduras diferentes 2) Na hora da composição, use o quadro maior como guia para distribuir os demais. Ou seja, defina primeiro onde vai colocar o maior quadro e, depois, organize os menores sempre alinhando-os com a base ou com a parte superior do quadro guia. 3) Monte esse quebra-cabeça primeiro no chão. Só depois faça a marcação na parede. 4) Prefira colocar os quadros numa faixa que varia de 1,20 m a 1,70 m de altura. Claro que essa é uma regra flexível, pois a altura dos quadros precisa estar em harmonia com os móveis. Mas serve como um apoio para quem ainda se sente inseguro antes de furar as paredes.