Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

oferecido por Selo Publieditorial

Primeiro, atenção à legenda:

  • Instalações: 0 a 1

    Talvez você precise montar e instalar alguma coisa.

  • Tempo: 2

    Você pode levar algumas horas, talvez um dia inteiro

  • Investimento: 1

    É rápido! Vai te tomar algumas poucas horas.

Do dia para a noite, a escola invadiu a casa. Então, o "cantinho" de estudo já não atende todas as nossas demandas. É hora de redefinir o quarto das crianças para ajudá-los a dormir, estudar e brincar melhor. A tarefa fica mais divertida se a família inteira ajudar no processo.

1. Setor de dormir

Do dia para a noite, a escola invadiu a casa. Então, o "cantinho" de estudo já não atende todas as nossas demandas. É hora de redefinir o quarto das crianças para ajudá-los a dormir, estudar e brincar melhor. A tarefa fica mais divertida se a família inteira ajudar no processo.

Há muita discussão sobre deixar a cama perto da janela ou não. Não exclua essa possibilidade, pois ter o sol incidindo diretamente no colchão pode ser algo muito saudável. Muita gente coloca os sapatos embaixo da cama. Evite esse hábito. Quanto mais livre, mais fácil de limpar (como vimos no segundo passo desse manual). Os sapatos podem ficar em caixas plásticas, dentro do guarda-roupa, ou em estantes baixas multiúso.

Uma banqueta coringa (38) ou um gaveteiro (39) podem fazer papel de mesa de cabeceira, e apoiar uma luminária.

2. Setor de estudar

As regras aqui são similares às do home office. Se a criança tiver mais de oito anos, a mesa (40) precisa ter espaço suficiente para apoiar computador, mas também para livros, cadernos e material de artes. Se a criança ainda for pequena, móveis plásticos (41), coloridos, podem ser multifunção: para os estudos e para as brincadeiras. De qualquer forma, mesmo as crianças menores precisam separar e armazenar corretamente os seus materiais escolares. Os nichos (42) são uma solução para qualquer idade. Mas estantes (43) também podem ajudar nessa distribuição dos livros e cadernos.

Uma coisa bem simples que os pais podem fazer junto com as crianças é pintar uma lousa na parede. Use a tinta acrílica verde escuro (algumas marcas chamam a cor justamente de verde lousa). Basta demarcar um retângulo (de acordo com o espaço que você tem), colocar fita crepe no contorno e pintar com rolinho de espuma simples.

3. Setor de brincar

Os brinquedos - jogos, bonecas, bichos de pelúcia e carrinhos - continuam (felizmente) competindo com os celulares. E eles ocupam espaços. Uma solução que deixa as crianças empolgadas é o baú de brinquedos (44) - que lembra uma arca de tesouros. Além de armazenar tudo, o baú serve como banco. Mas se o quarto é pequeno para um baú, use caixas organizadoras ou quem sabe cestos (45) e (45.1).

Junto com a criança, defina quais brinquedos devem ficar à mão e quais podem ser guardados na parte mais alta do guarda-roupa. Lembre-se: esse é um bom momento para descobrir o que a criança realmente quer guardar e o que ela pode doar. Faça o mesmo exercício com as roupas e livros. As crianças crescem muito rápido e as roupas menores (assim como os brinquedos e os livrinhos) acabam esquecidos no fundo das gavetas e caixas.

Seguir para o Passo 7

Como modernizar o seu quarto?

Ler mais

Voltar para a Página Inicial

Renove a casa em 10 passos

Ler mais
Topo