Como fazer estrogonofe: do básico às versões inusitadas - tem até churrasco
Prático, relativamente rápido e muito saboroso, o estrogonofe é daquelas receitas que resolvem qualquer indecisão no cardápio, seja em versões mais simples ou mais incrementado.
Além da tradicional versão com filé-mignon, o frango está muito presente nas receitas. Mas não faltam opções veganas, com cogumelos, textura de soja e mesmo legumes como base, e camarão.
"Pode, ainda, trazer creme de arroz ou creme de leite vegano, feito com castanhas, no lugar do creme de leite tradicional. Ou, ainda, substituir o creme de leite por iogurte natural, tornando o prato mais leve e saudável", opina a chef e food stylist Clau Poiatti.
Receita original
Nascido na Rússia dos czares, lá no século 19, tudo indica que foi um cozinheiro francês chamado Charles Briere quem inventou a iguaria, quando trabalhava para uma família nobre, em São Petersburgo, centro cultural do país mais extenso do mundo.
"O verdadeiro estrogonofe russo seguiu o preparo clássico francês da carne: dourar e flambar a carne, para colocar um molho de mostarda com o clássico creme azedo russo, sem utilizar ketchup e sem tanto molho. Essa seria a versão original!", diz
Ela lembra que o estrogonofe também teve seu momento de auge em Paris e ganhou a Europa no pós-Segunda Guerra. Enquanto expandia seus limites geográficos, chegando a cozinhas de todo o mundo, o prato acabou sendo adaptado e incrementado.
"Recebeu novos ingredientes, como cogumelos, e foi adotando substituições, com o creme de leite no lugar de creme azedo", comenta a chef. No Brasil, nas décadas de 1960 e 1970, o estrogonofe teve seu apogeu. "Era muito requintado promover jantares com o prato russo", acrescenta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.