Cozinha integrada com sala: veja dicas para dividir e decorar os ambientes
Cozinha e sala de estar lado a lado aparece em diversos projetos, desde casas até apartamentos. Em muitos casos, a divisão desses ambientes é usada para economizar espaço, principalmente nas kitnets.
Ao Nossa, a arquiteta Thaís Rodrigues compartilhou algumas dicas para fazer com que esses cômodos possam conversar sem perderem a beleza e a funcionalidade.
-
Cor para dividir...
Para dar uma identidade própria para o cômodo, pode ser interessante decorá-lo com uma cor diferente das que compõem a sala. Tons vibrantes podem ajudar nesse contraste desejado. "As cores não precisam estar na parede, podem estar nos móveis da cozinha também, como os armários", diz a arquiteta. "Normalmente, as cores quentes são mais escolhidas para esse ambiente, mas tons mais fortes de cores frias, como o azul e o verde, são legais".
-
Ou para maximizar seu ambiente
Se o desejo é fazer uma conexão entre a sala e a cozinha, opte pela opção contrária a anterior. "Basta colocar um pouco da cor em cada ambiente, de forma sutil. Parte da parede na cozinha e almofadas na sala com o mesmo tom, por exemplo".
-
Procure pelo centro de cada uma das áreas
É importante delimitar o espaço para cada ambiente, então, para isso, procure pelo ponto central de cada um deles. "Crie essa delimitação a partir do uso dos móveis, como mesa de centro, mesa de jantar e o posicionamento dos móveis ao redor em direção a esses objetos centrais".
-
Invista nos objetos de "separação"
"Uma dica que pode ser bem legal é usar plantas e luminárias para dividir esses ambientes, ainda mais se forem separados por balcões", conta. "Além de dar um toque mais vivo para o cômodo com as plantas, a iluminação pode fazer e diferença, como deixar a amarela na sala de estar e a branca na cozinha".
-
Crie barreiras sem precisar quebrar construir uma parede
Desconstruir objetos para criar divisões pode ser uma opção interessante e não exige uma reforma da sua casa. "Já vi alguns projetos em que usou-se portas, sem os vidros, ou telas para criar uma separação criativa dessas áreas", recomenda a arquiteta. "A instalação dessas alternativas pode criar o efeito desejado de separação e demanda uma obra de mão prática".