Decoração escandinava: truques simples para usar a tendência na sua casa
Valorizando o visual clean e a neutralidade no ambiente, é possível deixar seu cantinho ao estilo escandinavo, hit da decoração, sem precisar desembolsar muito dinheiro com itens mais sofisticados.
A arquitetura Mariana Martins aconselha que alguns truques na hora de organizar a casa, fazer pequenos retoques com tinta ou alterar a disposição dos móveis podem ajudar nessa missão.
"A decoração escandinava tem a capacidade de deixar o cômodo mais elegante", opina ao Nossa. "Mas se você souber como alinhar alguns móveis e fazer as escolhas certas é possível se apropriar disso, levando em conta que o estilo valoriza o bom uso do espaço para criar o efeito em questão".
-
Invista na madeira
Móveis de madeira são uns dos principais itens para compor a decoração escandinava e, não necessariamente, farão com que você precise desembolsar muito dinheiro para adquiri-los. "Uma das opções é escolher móveis estratégicos que ocupem bastante espaço e criem uma dinâmica para o cômodo. Mesas, cadeiras, bancadas", diz Mariana. "O uso dos pallets é uma boa saída para quem busca conforto financeiro e, inclusive, a oportunidade de criar estruturas mais rústicas". Leia mais
-
Cores neutras
Caso seu receio seja com a pintura da casa, pode tirar essa preocupação da lista para aderir ao estilo na sua casa. "A dica é aproveitar a neutralidade do ambiente todo branco para investir em cores mais neutras, como o cinza e o preto, por exemplo, com os demais artigos de decoração", aconselha. "Em lojas de construção, é possível encontrar sprays pretos, que podem ser utilizados para pintar vasos e luminárias de forma simples".
-
Ponto de cor
Por outro lado, para quem quer dar alguma "vida a mais" na casa. Uma opção é investir em móveis coloridos estratégicos, como um sofá, cadeiras e até almofadas. "Levando em conta que o resto do ambiente estará mais neutro, pode ser legal colocar um pouco da personalidade em itens específicos, que resgatam a atenção assim que se chega ao cômodo", opina, "O recomendado são cores em tons como o azul, rosa e marrom, pois conversam bem com o escandinavo".
-
Plantas
"As plantas vão ser suas melhores amigas, em qualquer decoração", aponta Mariana, destacando o uso delas para o estilo escandinavo. Pendurá-las na parede, vasos ou até mesmo no teto ajudam a dar vida ao ambiente e podem ser usadas também como os "pontos de cores" citado no item anterior.
-
Quadros bem posicionados
A decoração escandinava é conhecida pelo minimalismo, mas também é possível explorar grandes proporções. "As paredes brancas facilitam também a decoração do ambiente com quadros, que devem valorizar principalmente as proporções geométricas em que são colocados", diz Mariana. "Quadros com estampas simples ou até mesmo jornais, revistas e livros antigos emoldurados modernizam o ambiente e não criam contrastes gritantes". Leia mais