Santuário de Lourdes fecha pela 1ª vez em sua história pelo coronavírus
Pela primeira vez em sua história, o santuário de Lourdes fechou suas portas nessa terça-feira por tempo indeterminado, no momento em que a França entrou em isolamento para lutar contra o avanço da pandemia do novo coronavírus.
O santuário, que atrai a cada ano milhões de católicos do mundo todo, muitos deles de saúde frágil, adotou no início de março uma série de medidas para se protegerse contra o coronavírus.
Foram fechados primeiro os tanques onde os peregrinos doentes mergulham na esperança de se curarem, próximo da gruta onde, segundo a tradição cristã, a Virgem apareceu para a pastora Bernadette Soubirous em 1858.
Mas, após o anúncio do isolamento, foi dado um passo adiante: "pela primeira vez em sua história, o santuário fechará suas portas por algum tempo", anunciou no Twitter o responsável pelo espaço, Olivier Ribadeau Dumas.
O santuário já tinha sido fechado em 2013 durante as inundações, mas somente por três dias.
Apesar disso, os cultos não param: "as orações continuam no santuário, com os (30) capelães que vão rezar pelo mundo da manhã até a tarde na gruta", disse a direção em entrevista à AFP.
Os fiéis poderão seguir com suas orações ao vivo através dos canais de televisão católicos, disse.
Na segunda-feira à noite o presidente francês Emmanuel Macron declarou "guerra" contra o coronavírus, que só no país já deixou 148 mortos de 6.633 contaminados, e anunciou novas medidas restritivas de isolamento por pelo menos 15 dias.
Essa epidemia, justo antes do início da temporada de peregrinação do início de abril, é uma "catástrofe" para Lourdes, diz Josette Bourdeu, prefeita da cidade.
"Além disso, ainda que seja uma grande decepção, temos que ser fortes, temos que ser justos, e se é o sacrifício que se deve fazer para deter essa epidemia catastrófica, então... façamos", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.