Vários estados dos EUA deixarão de exigir máscara em ambientes fechados
Vários estados governados por democratas nos Estados Unidos anunciaram que deixarão de exigir o uso de máscaras em ambientes fechados e escolas devido à queda nos casos de coronavírus. A medida segue uma tendência que começa a considerar a covid-19 como parte do cotidiano.
O uso da máscara deu origem a uma batalha política nos Estados Unidos entre governadores democratas, que decretaram o uso obrigatório dela como medida de proteção contra o coronavírus, enquanto as autoridades republicanas de estados como Texas ou Flórida o rejeitaram.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou na segunda-feira (7) que, a partir de 15 de fevereiro, as pessoas vacinadas não precisarão mais usar máscaras em ambientes fechados. "Os casos na Califórnia caíram 65% desde o pico da onda ômicron. As hospitalizações se estabilizaram no estado", tuitou Newsom.
Ao contrário, "pessoas não vacinadas ainda terão que usar máscaras em espaços fechados. Vacine-se. Tome sua dose de reforço", acrescentou.
O anúncio de Newsom ocorre depois que o governador democrata de Nova Jersey, Phil Murphy, anunciou que, a partir de 7 de março, não será mais obrigatório o uso de máscaras nas escolas para alunos e funcionários.
"Não é uma declaração de vitória, mas o reconhecimento de que com responsabilidade, podemos conviver com isso", ao se referir ao coronavírus.
Em Connecticut, o governador Ned Lamont recomenda que as administrações escolares parem de exigir o uso da máscara a partir de 28 de fevereiro.
O governador de Delaware, John Carney, anunciou que a obrigação do uso de máscara nos ambientes internos terminará na sexta-feira, mas as escolas devem esperar até 31 de março para implementarem a flexibilização. "Estamos em uma situação muito melhor do que há algumas semanas", escreveu ele no Twitter.
No Oregon, a governadora Kate Brown tuitou que "retirará" a exigência de máscara até 31 de março.
Em Nova York, epicentro da pandemia na primavera de 2020, as autoridades ainda não anunciaram planos para deixar a obrigatoriedade de uso de máscara.
Recomendações
Essa sequência de decisões mostra a disparidade de regras sobre o uso de máscaras vigentes em um país altamente federalizado.
No entanto, as autoridades deixam as escolas livres para decidir o que consideram necessário.
As decisões dos governos estaduais não estão em sintonia com as recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), seguidas pelo governo Joe Biden.
O CDC recomenda que as pessoas vacinadas usem máscara em ambientes fechados se estiverem "em uma área significativa ou de alta transmissão".
Nesse sentido, exigem o uso de máscara em aviões, ônibus e trens e outras formas de transporte dentro e fora dos Estados Unidos, além de estações e aeroportos.
Os Estados Unidos registram diariamente cerca de 73 mil casos de covid-19. No início de janeiro, este número era 800 mil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.