Rússia sai da Organização Mundial do Turismo após invadir a Ucrânia
O governo russo deixou a Organização Mundial do Turismo (OMT), antecipando-se a sua expulsão iminente, devido à invasão da Ucrânia — anunciou esta agência da ONU nesta quarta-feira (27).
"A Rússia anunciou sua intenção de se retirar" da OMT durante sua assembleia geral em Madri, informou o órgão no Twitter, especificando que sua "suspensão entra em vigor imediatamente".
Ainda assim, os membros da assembleia geral vão-se pronunciar, em votação, sobre a suspensão da Rússia. A medida foi decidida no início de março por uma maioria dos membros do conselho executivo da OMT.
"Os membros poderão opinar mediante uma votação democrática", acrescentou a organização em sua mensagem nas redes sociais.
A suspensão tem de ser aprovada por dois terços dos membros.
"Nossos estatutos são claros: promoção do turismo a favor da paz e do respeito universal pelos direitos humanos", insistiu, também no Twitter, o secretário-geral da OMT, o georgiano Zurab Pololikashvili.
"Apenas os membros que se ajustam a isso podem integrar a OMT", acrescentou.
Composta por 159 Estados-membros, a OMT condenou no início de março a invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro. De acordo com esta organização com sede em Madri desde 1976, será a primeira vez que haverá uma reunião para considerar a suspensão de um membro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.