Topo

Espetáculo de luz: por dentro da imersão entre dois continentes na Islândia

No coração do Parque Nacional de Thingvellir, à beira de um dos maiores lagos da Islândia, corredores de rochas submersas formam cavidades profundas - Getty Images
No coração do Parque Nacional de Thingvellir, à beira de um dos maiores lagos da Islândia, corredores de rochas submersas formam cavidades profundas
Imagem: Getty Images

30/07/2022 11h15

Situada entre as placas tectônicas Norte-Americana e Eurasiática, no encontro de dois continentes, a fenda de Silfra, na Islândia, é um dos locais de mergulho mais famosos do mundo, popular entre os turistas que se aventuram em suas águas geladas a cada verão.

No coração do Parque Nacional de Thingvellir, à beira de um dos maiores lagos da Islândia, corredores de rochas submersas formam cavidades profundas entre os dois continentes, que se afastam cerca de dois centímetros a cada ano.

Os reflexos laranja se misturam com vários tons de azul na fenda de 60 metros de profundidade. Areia bege e algas verdes fosforescentes completam a paleta de cores.

A fenda e todo o vale circundante estão localizados na Dorsal Meso-Atlântica, que atravessa a Islândia, tornando-a uma das áreas vulcânicas mais ativas do planeta.

Silfra foi formada por um terremoto há mais de dois séculos e suas águas límpidas vêm do derretimento da geleira Langjökull.

Fenda de Silfra - Getty Images - Getty Images
Fenda de Silfra
Imagem: Getty Images

Com existência há várias décadas, a fenda percorre um túnel de aquíferos subterrâneos com cerca de 50 quilômetros de extensão.

"Este sistema de filtragem através das rochas vulcânicas (...) nos dá água super clara", diz à AFP Thomas Gov, instrutor de mergulho francês.

2 a 3 graus

Fenda de Silfra - Getty Images - Getty Images
Fenda de Silfra
Imagem: Getty Images

A visibilidade subaquática pode ultrapassar os 100 metros e o espetáculo de luz e escuridão é hipnótico.

"Quando entramos na água, foi..." diz Brynjólfur Bragason, um dos poucos islandeses entre os turistas presentes, incapaz de terminar a frase.

"Incrível", acrescenta sua esposa Hildur Orradóttir.

Fenda de Silfra - Getty Images - Getty Images
Fenda de Silfra
Imagem: Getty Images

Antes de entrar na água, você deve colocar uma roupa de mergulho, luvas, óculos e nadadeiras.

Este equipamento permite manter-se seco e flutuar tranquilamente à superfície em águas entre 2°C e 3°C durante todo o ano.

Apenas parte do rosto e das mãos ficam molhadas.

"Você pode dizer imediatamente pelos lábios: eles ficam dormentes depois de um tempo e parece um formigamento", diz Ian Zavatti, de 13 anos.

"A água chega às nossas mãos, mas não é tão terrível, é suportável", acrescenta o adolescente nova-iorquino.

O mergulho com snorkel é a atividade mais popular, mas os mais experientes e certificados podem mergulhar com cilindro até uma profundidade de 18 metros.

Fenda de Silfra - Getty Images - Getty Images
Fenda de Silfra
Imagem: Getty Images